• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LGE1421

Análise Económica Financeira

Código: LGE1421    Sigla: AEF

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGE2N

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 0,00

TGE2D

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Nesta unidade são ministradas ferramentas de leitura económica, financeira, de atividade e de avaliação, suportada nas peças contabilísticas produzidas na empresa, numa abordagem pedagógica de caso.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

Dotar os alunos de competências técnicas e relacionais ao nível da:
 - Gestão global (tendo em conta o contexto em que a empresa se move); 
 - Gestão específica, em termos do seu enquadramento económico-financeiro;
 - Interpretação e análise dos mapas de demonstrações financeiras.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Pretende-se que os alunos no fim do período letivo se apresentem qualificados na utilização de ferramentas de Análise Económica e Financeira e de Diagnóstico Empresarial, nomeadamente na:
 - Análise das empresas com vista à elaboração do seu diagnóstico económico-financeiro;
 - Desenvolvimento de planos de ação globais;
 - Desenvolvimento de uma política de gestão dos ciclos de exploração, de financiamento e de investimento.

Programa

1. Análise Financeira
1.1. Enquadramento
1.2. Função financeira
1.3. Análise financeira
1.4. Gestão financeira
1.5. Principais tarefas do gestor financeiro

2. Instrumentos Base da Análise Financeira
2.1. Principais instrumentos de análise financeira
2.2. Balanço
2.2.1. Balanço Contabilístico
2.2.2. Balanço Funcional
2.2.3. Ciclos Financeiros
2.2.4. Ajustamentos do Balanço Contabilístico para o Balanço Funcional
2.3. Demonstração dos Resultados
2.4. Demonstração dos Fluxos de Caixa

3. Métodos e Técnicas de Análise Financeira
3.1. Abordagem tradicional
3.2. Abordagem avançada
3.3. Técnicas de análise das Demonstrações Financeiras e Rácios
3.4. Os rácios e o
benchmarking
3.5. Os rácios de referência

4. Equilíbrio Financeiro da Empresa
4.1. Análise das Demonstrações Financeiras
4.2. Análise Tradicional - Fundo de Maneio
4.3. Análise Funcional (Avançada)
4.3.1. Fundo de Maneio Funcional
4.3.2. Necessidades de Fundo de Maneio
4.3.3. Tesouraria Líquida
4.3.4. Necessidades de Fundo de Maneio e Ciclo de Exploração
4.4. Análise "Mais Fina"
4.4.1. Estratégias Financeiras Típicas

5. Rácios de Análise Económica e Financeira
5.1. Definição, objetivos e finalidade dos rácios
5.2. Vantagens e limitações dos rácios
5.3. Classificação dos rácios
5.4. Rácios de Liquidez
5.5. Margem de Segurança de Tesouraria
5.6. Rácios de Estrutura Financeira
5.7. Rácios de Financiamento
5.8. Indicadores Económicos e Rácios de Rentabilidade

6. Rácios de Risco e de Mercado
6.1. Risco na Empresa
6.1.1. Tipos de risco na empresa
6.1.2. Instrumentos de medição do risco
6.1.3. Ponto crítico de vendas
6.1.4. Margem de segurança operacional
6.1.5. Efeito de alavancagem operacional
6.1.6. Efeito de alavancagem financeira
6.1.7. Risco global e grau de alavancagem combinada
6.2. Rácios de Mercado
6.3. Conceito Z-Score

7. Diagnóstico económico-financeiro
7.1. Elaboração do Diagnóstico económico-financeiro de empresas de diferentes setores económicos

Bibliografia Principal

Neves, J. C.;Análise e Relato Financeiro - Uma visão integrada de gestão, 5ª Edição, Texto Editores, 2012. ISBN: 9789724743264

Bibliografia Complementar

Saias, L., Carvalho, R. e Amaral, M. C.;Instrumentos Fundamentais de Gestão Financeira, Universidade Católica Editora, 2006. ISBN: 9789725401538

Métodos de Ensino

São usadas combinações de várias estratégias com o objetivo de encorajar o aluno a desenvolver trabalho autónomo de cariz individual e em grupo, acompanhado pelo docente, a fim de desenvolver competências específicas e genéricas, consideradas como cruciais para a sua formação.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

1. Trabalho individual escrito com ponderação de 20% na nota final.

2. Testes individuais escritos com ponderação de 80% (40% de ponderação afeto a cada teste) na nota final.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Exame individual escrito. E nos termos do artigo 41º do Regulamento da Licenciatura: 

- O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Exame individual escrito com ponderação de 100% na nota final.