Seminários
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
DESCRIÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR
A Unidade Curricular de Seminário consiste num trabalho individual do aluno, com caráter disciplinar transversal, em que é desenvolvida uma abordagem conceptual delimitadora de um estudo de caso relativo a uma temática específica e concreta.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- O desenvolvimento de competências relativas à identificação e seleção de bibliografia, sua análise e respetiva síntese, no integral cumprimento das regras de produção de textos científicos;
- A interpretação de determinadas realidades (casos), sua reflexão e emissão de hipóteses estratégicas e resolutivas dos problemas identificados;
- Incentivar a investigação aplicada, no âmbito das áreas científicas do curso.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Pretende-se o desenvolvimento de competências teóricas e práticas na área da investigação, do conhecimento científico e da pesquisa de caráter académico de temas de interesse para o setor.
Programa
O funcionamento da unidade curricular de Seminário ocorrerá da seguinte forma, em que os estudantes deverão:
a) Participar num ciclo de seminários sobre temas de relevância no âmbito das áreas científicas do ciclo de estudos;
b) Elaborar um trabalho individual escrito relativo a um dos temas apresentados nos seminários, o qual deverá ser entregue em papel nos Serviços Académicos, e em suporte digital ao docente-orientador, em datas a definir pelo docente responsável pela unidade curricular;
c) Apresentar e defender o trabalho realizado perante um júri constituído por dois docentes, sendo um deles o docente-orientador. O júri deverá proceder a uma avaliação prévia do trabalho antes de deliberar sobre a sua apresentação.
A calendarização dos seminários obrigatórios será divulgada no início do 2º semestre.
Bibliografia Principal
BELL, Judith;Como realizar um projecto de investigação, , Gradiva - Publicações, S. A. ( 4ª Edição) |
BARANANO, Ana María ;Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão ¿ Manual de apoio à realização de trabalhos de investigação, Edições Sílabo, 2008 (1ª Edição) |
Bibliografia Complementar
SAUNDERS, M. / LEWIS, P. / THORNHILL, A.;Research Methods for Business Students, Pearson Education, 2012 (5th Edition) |
Métodos de Ensino
A UC de Seminário assume a seguinte estrutura particionada em três momentos:
1º Participação no ciclo de seminários (aulas abertas) e outros temas de relevância no âmbito das áreas científicas afectas às licenciaturas que integram esta UC
2º Elaboração de um trabalho individual relativo a um dos temas apresentados nos seminários, do tipo estudo de caso, que se deverá caraterizar pelo rigor metodológico e científico.
A escolha do tema do trabalho a realizar será da responsabilidade do aluno, que será acompanhado na sua elaboração por um orientador, docente do ISAG, a designar de acordo com o tema que escolher.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
0 |
|
Seminários |
Trabalho laboratorial ou de campo |
45 |
|
|
Total: |
45 |
Avaliação Contínua
Na avaliação da unidade curricular Seminário serão tidos em consideração os seguintes critérios e ponderações na nota final:
a) Avaliação do trabalho escrito, com uma ponderação de 60%;
b) Avaliação da apresentação e defesa, com uma ponderação de 40%.
Data de entrega do trabalho de Seminários: 7 de abril de 2017, por email e em papel até às 19 horas no serviços académicos.
Data de defesa do trabalho de Seminários: 10 a 13 de abril.