Comunicação e Imagem Empresarial
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TRE3
Software
http://elearning.isag.pt/
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa dotar o aluno de competências ao nível da gestão da comunicação e imagem empresarial, em especial da comunicação e imagem organizacional, do mix comunicacional empresarial, da imagem organizacional, do planeamento da comunicação e da imagem organizacional e da eficácia da comunicação.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
O objetivo principal da unidade curricular será o de elevar o interesse dos alunos pela comunicação e imagem empresarial, assim como agilizar o raciocínio lógico, crítico e analítico dos alunos. Assim, deverão os discentes serem capazes de articular as várias ferramentas e técnicas de comunicação, alinhadas com os objetivos e estratégias de marketing e os objetivos estratégicos da empresa.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Comunicação e imagem organizacional;
- O mix da comunicação empresarial;
- A imagem organizacional;
- O planeamento da comunicação e da imagem organizacional
- Eficácia da comunicação
Programa
1. Conceitos propedêuticos:
1.1 Modos de comunicação nas sociedades humanas;
1.2 A comunicação interpessoal;
1.3 A comunicação não verbal;
1.4 A matriz da comunicação;
1.5. A comunicação como processo social;
1.6 A comunicação de massas.
2. A comunicação organizacional:
2.1. Comunicação institucional;
2.2. A qualidade comunicacional;
2.3. A importância da estrutura corporativa;
2.4. A responsabilidade social;
2.5. Noções de protocolo;
2.6. A presença nas redes sociais;
3 . Identidade, imagem, reputação e publicidade organizacional
3.1. Conceito de identidade e imagem;
3.2. A diferenciação das organizações através da identidade e imagem;
3.3. A formação da identidade;
3.4. A gestão eficaz da identidade;
3.5. A imagem aos olhos do espectador;
3.6, A construção de uma reputação sólida
3.7. Principais características da publicidade organizacional;
3.8. Os usuários da publicidade organizacional.
4. A Estratégia de comunicação
4.1.A teoria da comunicação;
4.2. O desenvolvimento de estratégias de comunicação organizacionais
4.3. O plano de comunicação
4.4. A relação com as agências de comunicação e a sua escolha.
5. Eficácia na comunicação
5.1. Elementos básicos de redação e apresentações;
5.2. Comunicar com o estilo adequado;
5.3. Redigir mensagens eficazes;
5.4. Redigir relatórios com eficácia;
5.5. Entrevistas de seleção.
6. Gestão de crise
6.1. Anatomia de uma crise;
6.2. Preparação para uma crise;
6.3. Comunicação em situação de crise.
Bibliografia Principal
REGO, Arménio;Comunicação Pessoal e Organizacional - Teoria e Prática, Edições Sílabo, 2013. ISBN: 978-972-618-711-0 |
LENTZ, Paula, et al.;Comunicação Empresarial, McGraw Hill, 2015. ISBN: 9788580554571 |
Bibliografia Complementar
PARAFITA, Alexandre;Antropologia da Comunicação: Ritos, Mitos, Mitologias, Âncora Editora, 2012. ISBN: 9789727803491 |
LAMPREIA, J. Martins;Ferramentas de comunicação para gestores , Lidel, 2013. ISBN: 9789727579846 |
MOORE, Nina-Jo, et al.;Nonverbal communication: studies and applications, Oxford University Press, 2010. ISBN: 978-0-19-537857-3 |
RICHMOND, Virginia P.;Nonverbal behavior in interpersonal relations, Allyn and Bacon, 2000. ISBN: 0-205-29577-0 |
GONÇALVES, Gisela, et al.;Relações Públicas e Comunicação Organizacional: desafios da globalização, Escolar Editora, 2015. ISBN: 9789725924679 |
DUTERME, Claude;A Comunicação Interna na Empresa, Instituto Piaget, 2008. ISBN: 9789727719341 |
LENDREVIE, Jacques, et al.;Publicitor: Comunicação 360º online - offline, Dom Quixote, 2010. ISBN: 9789722043298 |
PEREIRA, Francisco Costa; MENDES, António Marques;Crises - de Ameaças a Oportunidades Gestão Estratégica de Comunicação de Crises, Edições Sílabo, 2006. ISBN: 9789726184270 |
REMONDES, Jorge;Marketing Interno e Comunicação O impacto da utilização das novas tecnologias nas PME¿s, Psicosoma, 2011. ISBN: 9789728994334 |
FREIXO, Manuel João Vaz;Teorias e Modelos de Comunicação, Edições Piaget, 2013. ISBN: 9789896591106 |
ARGENTI, Paul;Comunicação Empresarial: A construção da identidade, imagem e reputação, ELSEVIER, 2014. ISBN: 9788535272864 |
Métodos de Ensino
Esta Unidade Curricular tem uma escolaridade semanal de 3 horas, repartidas por aulas teórico-práticas, as quais serão utilizadas para apresentação de matéria e resolução de exercícios. Serão, igualmente, disponibilizados junto dos estudantes casos práticos de sucesso para leitura, análise e discussão em aula.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
4 |
|
Estudo autónomo |
Estudo |
102 |
|
Outras |
Trabalho laboratorial ou de campo |
9 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
Realização de dois testes individuais: 70% (35%+35%);
- Elaboração de um trabalho de grupo (20%);
- Apresentação do trabalho de grupo (10%).
TOTAL: 100%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do nº 5 do Art. 38º e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
- Prova escrita individual (100%)