Ética Empresarial
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TRE2
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Serão ministradas os conceitos e princípios fundamentais de ética, deontologia e responsabilidade social para ajudar a compreender a atitude ética e o desenvolvimento empresarial e institucional numa lógica de mercado global. Saber distinguir entre Ética e Deontologia no dia-a-dia das empresas e organizações. Identificar a Ética nos negócios como instrumento de concretização de políticas de responsabilidade social por parte de empresas e organizações sociais.
Conhecer o desafios que se colocam á Ética no desenvolvimento empresarial e no quotidiano das empresas e quais as tendências mais marcantes. Discutir-se-ão Códigos de Ética implementados em organizações nacionais e multinacionais, como forma de compreender as preocupações dominantes no mercado e nas empresas e organizações.
Estuda-se em particular o Estatuto da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e o Código Deontológico.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Proporcionar conhecimentos de Ética Empresarial e Deontologia profissional que permitam identificar os principais problemas da actualidade causadores de dificuldades no desenvolvimento das empresas.
- Capacitar o aluno a identificar principais áreas e domínios de intervenção da Ética e da Deontologia.
- Desenvolver competências para organizar o Código de Ética de uma empresa ou organização.
- Reforçar o domínio dos princípios da ética empresarial e identificar tendências de comportamento empresarial no domínio da responsabilidade social das organizações.
- Desenvolver competências cognitivas sobre o Pensamento dominante da Ética Empresarial.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Capacidade de interiorização dos princípios éticos e normas deontológicas;
- Conceber Código de Ética de uma empresa e/ou organização;
- Diagnosticar e resolver problemas de ética empresarial;
- Identificar os constrangimentos e as virtualidades de um Código de Ética;
- Conhecimento da estrutura orgânica da OTOC e dos direitos e deveres dos Técnicos Oficiais de Contas à luz do Estatuto da OTOC e Código Deontológico.
Programa
1. Ética: conceito e objeto
2. Questões de concorrência e mercado
3. Deontologia: Conceito e objecto
4. Responsabilidade social das empresas
5. Códigos de Ética de Empresas Nacionais e Multinacionais
6. Códigos de Ética de Organizações Profissionais
7. O Estatuto da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) e o Código Deontológico
8. O Código de Ética da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
Bibliografia Principal
Estatutos da OTOC e Código Deontológico, OTOC |
OROC;Código Deontológico da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, OROC |
João César das Nves;INTRODUÇÃO à ÉTICA EMPRESARIAL, PRINCIPIA, 2010 |
Bibliografia Complementar
ANTÓNIO DA SILVA ROCHA;ÉTICA, DEONTOLOGIA e RESPONSABILIDADE SOCIAL, VIDA ECONÓMICA, 2010 |
Henrique Gomes de Araújo;Ética, Economia e Educação, Fundação Engº António Almeida, 1998 |
Cristina Gonçalves e Francisco Carreira;O Comportamento Ético e o Profissional da Contabilidade, Áreas Editora, 2012 |
Confederação do Comércio e Serviços de Portugal;Código de Ética para o Com+ercio e Serviços, CCP / Parceiro Social, 2009 (Apoiado pela UE e recomendado para Empresas de Comércio e Serviços) |
ONE BIZ;Manual de Ética da ONE BIZ, GRUPO ONE BIZ, 2014 (Recomendado para Fornecedores e Colaboradores) |
ERICSSON;Código de Ética Empresarial da ERICSSON, ERICSSON, 2012 (Código de ètica da Multinacional ERICSSON) |
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no estudo de conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas, ilustrados através da resolução de casos práticos. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual e da resolução por parte dos alunos de exercícios teórico-práticos.
Compreende também a elaboração e discussão de trabalhos de grupo (estudo de casos práticos). Cada aluno realiza um trabalho individual e procede à sua discussão.
Para além da literatura recomendada, serão fornecidos aos alunos textos de apoio sobre as matérias a abordar.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
15 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
4 |
|
Outro |
Estudo |
4 |
|
Estudo Autonómo |
Estudo |
30 |
|
|
Total: |
53 |
Avaliação Contínua
Presença e Participação em aula: 10%
Trabalho Individual: 20%
2 testes escritos individuais: 70%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do nº 5 do Art. 38º e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
Prova Final (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular