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Ética Empresarial

Código: LRE1428    Sigla: ETE

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 2 ECTS 15 53

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE2

Teóricas: 30,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Serão ministradas os conceitos e princípios fundamentais de ética, deontologia e responsabilidade social para ajudar a compreender a atitude ética e o desenvolvimento empresarial e institucional numa lógica de mercado global. Saber distinguir entre Ética e Deontologia no dia-a-dia das empresas e organizações. Identificar a Ética nos negócios como instrumento de concretização de políticas de responsabilidade social por parte de empresas e organizações sociais.
Conhecer o desafios que se colocam á Ética no desenvolvimento empresarial e no quotidiano das empresas e quais as tendências mais marcantes. Discutir-se-ão Códigos de Ética implementados em organizações nacionais e multinacionais, como forma de compreender as preocupações dominantes no mercado e nas empresas e organizações.
Estuda-se em particular o Estatuto da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e o Código Deontológico.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Proporcionar conhecimentos de Ética Empresarial e Deontologia profissional que permitam identificar os principais problemas da actualidade causadores de dificuldades no desenvolvimento das empresas.
- Capacitar o aluno a identificar principais áreas e domínios de intervenção da Ética e da Deontologia.
- Desenvolver competências para organizar o Código de Ética de uma empresa ou organização.
- Reforçar o domínio dos princípios da ética empresarial e identificar tendências de comportamento empresarial no domínio da responsabilidade social das organizações.
- Desenvolver competências cognitivas sobre o Pensamento dominante da Ética Empresarial.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Capacidade de interiorização dos princípios éticos e normas deontológicas;
- Conceber Código de Ética de uma empresa e/ou organização;
- Diagnosticar e resolver problemas de ética empresarial;
- Identificar os constrangimentos e as virtualidades de um Código de Ética;
- Conhecimento da estrutura orgânica da OTOC e dos direitos e deveres dos Técnicos Oficiais de Contas à luz do Estatuto da OTOC e Código Deontológico.

Programa

1. Ética: conceito e objeto
2. Questões de concorrência e mercado
3. Deontologia: Conceito e objecto
4. Responsabilidade social das empresas
5. Códigos de Ética de Empresas Nacionais e Multinacionais
6. Códigos de Ética de Organizações Profissionais
7. O Estatuto da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) e o Código Deontológico
8. O Código de Ética da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas

Bibliografia Principal

Estatutos da OTOC e Código Deontológico, OTOC
OROC;Código Deontológico da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, OROC
João César das Nves;INTRODUÇÃO à ÉTICA EMPRESARIAL, PRINCIPIA, 2010

Bibliografia Complementar

ANTÓNIO DA SILVA ROCHA;ÉTICA, DEONTOLOGIA e RESPONSABILIDADE SOCIAL, VIDA ECONÓMICA, 2010
Henrique Gomes de Araújo;Ética, Economia e Educação, Fundação Engº António Almeida, 1998
Cristina Gonçalves e Francisco Carreira;O Comportamento Ético e o Profissional da Contabilidade, Áreas Editora, 2012
Confederação do Comércio e Serviços de Portugal;Código de Ética para o Com+ercio e Serviços, CCP / Parceiro Social, 2009 (Apoiado pela UE e recomendado para Empresas de Comércio e Serviços)
ONE BIZ;Manual de Ética da ONE BIZ, GRUPO ONE BIZ, 2014 (Recomendado para Fornecedores e Colaboradores)
ERICSSON;Código de Ética Empresarial da ERICSSON, ERICSSON, 2012 (Código de ètica da Multinacional ERICSSON)

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no estudo de conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas, ilustrados através da resolução de casos práticos. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual e da resolução por parte dos alunos de exercícios teórico-práticos.
Compreende também a elaboração e discussão de trabalhos de grupo (estudo de casos práticos). Cada aluno realiza um trabalho individual e procede à sua discussão.
Para além da literatura recomendada, serão fornecidos aos alunos textos de apoio sobre as matérias a abordar.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  15
Avaliação  Teste/Exame  4
Outro  Estudo  4
Estudo Autonómo  Estudo  30
  Total: 53

Avaliação Contínua

Presença e Participação em aula: 10%

Trabalho Individual: 20%
2 testes escritos individuais: 70%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do nº 5 do Art. 38º e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Prova Final (100%)

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular