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Expressão e Comunicação II

Código: LRE1318    Sigla: ECII

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Página Web:http://elearning.isag.pt
Área de Ensino: Português

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 4 ECTS 42 106

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE2

Teórico-Práticas: 34,00
Outro: 12,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

A unidade curricular de Expressão e Comunicação II pretende integrar e relacionar os conceitos essenciais da linguagem com os diversos formatos e estilos de comunicação empresarial. A focalização temática irá incidir na relação entre a expressividade da linguagem e a correspondente articulação com o poder evocativo das imagens, visando a elaboração de campanhas de comunicação empresarial. Pretende-se ainda identificar e analisar os múltiplos formatos de comunicação interna e externa nas empresas, com especial incidência no impacto crescente das novas tecnologias.

 

OBJETIVOS
- Promover o contacto com os novos paradigmas de comunicação;

- Desenvolver os níveis de expressão verbal/não verbal;

- Refletir sobre o potencial expressivo da interligação entre texto e imagem;

- Identificar os fluxos de comunicação interna nas empresas;

- Proporcionar as ferramentas de trabalho adequadas (teóricas e operacionais) para a elaboração de campanhas de comunicação.


COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

Os alunos deverão desenvolver as suas competências ao nível da expressão escrita e da oralidade. Será igualmente importante dominar as técnicas de investigação, trabalhar as metodologias de recolha e tratamento de informação e assegurar a transposição do conhecimento teórico abordado nas sessões para a realidade operacional das empresas. Finalmente, espera-se que os alunos conheçam e compreendam os padrões comunicacionais nas empresas bem como os respetivos modelos e protocolos.

Programa

1. Expressão e Comunicação - conceitos
1.1 Novos paradigmas de Comunicação
1.2 A expressão escrita e a relação com as imagens
1.3 A conceção de projetos de comunicação
1.3.1 As campanhas
1.3.2 As mensagens
1.3.3 Os suportes
1.3.4 A campanha de comunicação da marca Portugal

2. Expressão e Comunicação nas Empresas
2.1 Expressão e comunicação empresarial
2.1.1 A definição da estrutura
2.1.2 A identificação dos conteúdos
2.2 A Comunicação interna
2.2.1 A comunicação interna nas empresas
2.2.2 Formatos e estilos de comunicação interna
2.3 A Comunicação Externa
2.3.1 A política de imagem da empresa
2.3.2 Os líderes de opinião
2.3.3 A comunicação e as novas tecnologias

Bibliografia Principal

REGO, Arménio;Comunicação Pessoal e Organizacional, Teoria e Prática, Lisboa: Edições Sílabo, 2013
CAETANO, Joaquim e RASQUILHA, Luís;Gestão da Comunicação, Lisboa: Quimera, 2007

Bibliografia Complementar

SANTOS, Joana Vieira;Linguagem e Comunicação, Coimbra: Almedina, 2011
DUTERME, Claude;A Comunicação Interna na Empresa, Lisboa: Instituto Piaget, 2002
LENDREVIE, Jacques, et al;Publicitor, Comunicação 360º online/offline, Lisboa: D. Quixote, 2010
MONTEIRO, Ana;Fundamentos de Comunicação, Lisboa: Edições Sílabo, 2008
FREIXO, Manuel Vaz;Teorias e Modelos de Comunicação, Lisboa: Instituto Piaget, 2013

Métodos de Ensino

As sessões de trabalho seguirão uma orientação teórico-prática, procurando conciliar o modelo expositivo do docente com uma preocupação constante de ligação concreta à realidade empresarial. Os conceitos e modelos teóricos apresentados serão sempre relacionados com a decorrente aplicabilidade prática em cenários empresariais devidamente identificados.



Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Outros  Estudo  12
Avaliação  Teste/Exame  4
Estudo autónomo  Estudo  60
  Total: 106

Avaliação Contínua

Elementos de avaliação:
Dois momentos de avaliação por teste.
Realização e discussão de trabalho.


Ponderações no cálculo da classificação final:
Avaliação contínua:
Dois testes: 40% + 40%
Trabalho de grupo: 20% (10% apresentação oral + 10% apresentação escrita)

Total: 100% 

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do nº 5 do Art. 38º e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular