Código: | LRE1318 | Sigla: | ECII |
Página Web: | http://elearning.isag.pt |
Área de Ensino: | Português |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LRE | Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) | 2º | 4 ECTS | 42 | 106 |
Teórico-Práticas: | 34,00 |
Outro: | 12,00 |
Docência - Horas
|
Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular de Expressão e Comunicação II pretende integrar e relacionar os conceitos essenciais da linguagem com os diversos formatos e estilos de comunicação empresarial. A focalização temática irá incidir na relação entre a expressividade da linguagem e a correspondente articulação com o poder evocativo das imagens, visando a elaboração de campanhas de comunicação empresarial. Pretende-se ainda identificar e analisar os múltiplos formatos de comunicação interna e externa nas empresas, com especial incidência no impacto crescente das novas tecnologias.
OBJETIVOS
- Promover o contacto com os novos paradigmas de comunicação;
- Desenvolver os níveis de expressão verbal/não verbal;
- Refletir sobre o potencial expressivo da interligação entre texto e imagem;
- Identificar os fluxos de comunicação interna nas empresas;
- Proporcionar as ferramentas de trabalho adequadas (teóricas e operacionais) para a elaboração de campanhas de comunicação.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Os alunos deverão desenvolver as suas competências
ao nível da expressão escrita e da oralidade. Será igualmente importante
dominar as técnicas de investigação, trabalhar as metodologias de recolha e
tratamento de informação e assegurar a transposição do conhecimento teórico abordado
nas sessões para a realidade operacional das empresas. Finalmente, espera-se
que os alunos conheçam e compreendam os padrões comunicacionais nas empresas bem
como os respetivos modelos e protocolos.
REGO, Arménio;Comunicação Pessoal e Organizacional, Teoria e Prática, Lisboa: Edições Sílabo, 2013 |
CAETANO, Joaquim e RASQUILHA, Luís;Gestão da Comunicação, Lisboa: Quimera, 2007 |
SANTOS, Joana Vieira;Linguagem e Comunicação, Coimbra: Almedina, 2011 |
DUTERME, Claude;A Comunicação Interna na Empresa, Lisboa: Instituto Piaget, 2002 |
LENDREVIE, Jacques, et al;Publicitor, Comunicação 360º online/offline, Lisboa: D. Quixote, 2010 |
MONTEIRO, Ana;Fundamentos de Comunicação, Lisboa: Edições Sílabo, 2008 |
FREIXO, Manuel Vaz;Teorias e Modelos de Comunicação, Lisboa: Instituto Piaget, 2013 |
As sessões de trabalho seguirão uma orientação teórico-prática, procurando conciliar o modelo expositivo do docente com uma preocupação constante de ligação concreta à realidade empresarial. Os conceitos e modelos teóricos apresentados serão sempre relacionados com a decorrente aplicabilidade prática em cenários empresariais devidamente identificados.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Outros | Estudo | 12 | |
Avaliação | Teste/Exame | 4 | |
Estudo autónomo | Estudo | 60 | |
Total: | 106 |
Elementos de avaliação:
Dois momentos de avaliação por teste.
Realização e discussão de trabalho.
Ponderações no cálculo da classificação final:
Avaliação contínua:
Dois testes: 40% + 40%
Trabalho de grupo: 20% (10% apresentação oral + 10% apresentação escrita)
Total: 100%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do nº 5 do Art. 38º e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual: 100%