• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LRE1639

Seminários

Código: LRE1639    Sigla: SEM

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 6 ECTS 45 160

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Seminário: 0,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

DESCRIÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR:


A Unidade Curricular de Seminário consiste num trabalho individual do aluno, com caráter disciplinar transversal, em que é desenvolvida uma abordagem conceptual delimitadora de um estudo de caso relativo a uma temática específica e concreta. 

OBJETIVOS:

- O desenvolvimento de competências relativas à identificação e seleção de bibliografia, sua análise e respetiva síntese, no integral cumprimento das regras de produção de textos científicos;
- A interpretação de determinadas realidades (casos), sua reflexão e emissão de hipóteses estratégicas e resolutivas dos problemas identificados;
- Incentivar a investigação aplicada, no âmbito das áreas científicas do curso.

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM :

Pretende-se o desenvolvimento de competências teóricas e práticas na área da investigação, do conhecimento científico e da pesquisa de caráter académico de temas de interesse para o setor.

Programa

Calendarização dos seminários obrigatórios:


- Seminário: "Avaliação de desempenho e competências em contexto organizacional". Realização dia 8 de Abril de 2016, pelas 19:30. Oradora: Dra. Ana Mendes.

- Seminário: "O assessment como input nos planos de desenvolvimento Organizacional". Realização dia 8 de Abril, pelas 21:00. Orador: Dr. Emanuel Sousa.

- Seminário:  "Networking, Marketing & Comunicação no Setor Público: Estratégias & Casos Práticos¿. Realização dia 14 de Abril, pelas 14:30. Consultar programa em www.isag.pt

Bibliografia Principal

BELL, Judith;Como realizar um projecto de investigação, , Gradiva - Publicações, S. A. ( 4ª Edição)
BARANANO, Ana María ;Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão ¿ Manual de apoio à realização de trabalhos de investigação, Edições Sílabo, 2008 (1ª Edição)

Bibliografia Complementar

SAUNDERS, M. / LEWIS, P. / THORNHILL, A.;Research Methods for Business Students, Pearson Education, 2012 (5th Edition)

Métodos de Ensino

A UC de Seminário assume a seguinte estrutura particionada em três momentos:

1º Participação no ciclo de seminários (aulas abertas) e outros temas de relevância no âmbito das áreas científicas afectas às licenciaturas que integram esta UC

2º Elaboração de um trabalho individual relativo a um dos temas apresentados nos seminários, do tipo estudo de caso, que se deverá caraterizar pelo rigor metodológico e científico.

A escolha do tema do trabalho a realizar será da responsabilidade do aluno, que será acompanhado na sua elaboração por um orientador, docente do ISAG, a designar de acordo com o tema que escolher.



Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
Seminários  Participação Presencial  45
Avaliação  Relatório/Dissertação  2
Outros  Trabalho laboratorial ou de campo  113
  Total: 160

Avaliação Contínua

A nota final resultará da nota do relatório resultante do trabalho individual realizado, com ponderação de 100%.