Código: | LRE1536 | Sigla: | MKT |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LRE | Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) | 3º | 6 ECTS | 60 | 160 |
Teórico-Práticas: | 42,00 |
Seminário: | 3,00 |
Outro: | 3,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Genericamente, esta unidade curricular tem por objetivo compreender o marketing enquanto filosofia de gestão, quer ao nível estratégico, quer ao nível operacional, permitindo o desenvolvimento e operacionalização de uma estratégia de marketing nas organizações.
1. Gestão de Marketing nas Organizações
1.1. Conceitos e evolução do Marketing
1.2. Distinção entre a Visão Tradicional e a Visão Marketing
1.3. Marketing 3.0
2. Diagnóstico
2.1. Análise Externa
2.2. Análise Interna
2.3. Modelos de Análise do Portfólio de Negócios
3. Definição de Objectivos
3.1. Quantitativos
3.2. Qualitativos
4. Segmentação de Mercado
4.1. Processo
4.2. Critérios
5. Posicionamento Estratégico
5.1. Etapas da Definição do Posicionamento
5.2. Fatores de Diferenciação
6. O Marketing Operacional vs. Estratégico
6.1. O marketing-mix
7. Gestão do Produto
7.1. Estratégias de marketing e o ciclo de vida do produto
7.2. Processo de adopção do novos produtos
7.3. Mix de produtos
7.4. Níveis dos Produtos
7.4. Políticas de Gama e Linha de Produtos
7.5. Branding
8. Gestão do Preço
8.1. Objectivos do Preço
8.2. Estratégias de Fixação de Preço
8.3. A dinâmica concorrencial e a resposta a mudanças de preços
Lendrevie, L., Lévy, J., Dionísio, P. & Rodrigues, J. V.;Mercator da Língua Portuguesa - Teoria e Prática do Marketing, 16ª edição, D. Quixote, 2015 |
Kotler, P. and KELLER, K.;Administração de Marketing, 12ª ed., Pearson Prentice Hall, 2006 |
Kotler, P. e Armstrong, G. ;Princípios de Marketing, 12ª ed., Pearson Prentice Hall, 2008 |
MASTERSON, R. and PICKTON, D.;Marketing: An Introduction, SAGE Publications, 2014 |
MARSHALL, G., JOHNSTON, M.;Marketing Management, McGraw-Hill/Irwin, 2014 |
Exposição dos conceitos e ferramentas de marketing.
Estudos de caso reais em sala e aplicação de conteúdos ao longo do semestre.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Seminários | Aulas | 3 | 2016-01-06 |
Testes escritos | Avaliação | 6 | 2016-01-27 |
Outras | Participação Presencial | 12 | 2016-01-06 |
Estudo pessoal autónomo | Estudo | 94 | 2016-01-27 |
Total: | 160 |
A avaliação contínua contempla 2 testes escritos individuais (45% + 45%) e a assistência obrigatória a um dos seminários e discussão posterior sobre o respetivo tema (10%).
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
A avaliação final é constituída por 1 exame escrito individual (100%).