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Marketing

Código: LRE1536    Sigla: MKT

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE31S

Teórico-Práticas: 42,00
Seminário: 3,00
Outro: 3,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Genericamente, esta unidade curricular tem por objetivo compreender o marketing enquanto filosofia de gestão, quer ao nível estratégico, quer ao nível operacional, permitindo o desenvolvimento e operacionalização de uma estratégia de marketing nas organizações.


OBJETIVOS
- Definir e balizar o conceito e actividade de marketing
- Compreender a importância do diagnóstico para o marketing estratégico - Adoptar o pensamento estratégico ao contexto de marketing
- Compreender as variáveis controláveis de marketing e a forma de as gerir

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
- Desenvolver diagnóstico e análise interna da organização
- Desenvolver diagnóstico e análise do ambiente externo da organização
- Aplicar e desenvolver as ferramentas de análise interna e externa
- Definir objectivos de marketing
- Segmentar o mercado em função de critérios de marketing
- Posicionar e diferenciar produtos, serviços e marcas
- Dominar e aplicar as ferramentas de gestão do produto
- Dominar e aplicar as ferramentas de gestão de preço
- Dominar e aplicar os elementos de comunicação
- Dominar e utilizar as variáveis da distribuição
- Aplicar os instrumentos de controlo e avaliação da actividade de marketing

Programa

1. Gestão de Marketing nas Organizações
1.1. Conceitos e evolução do Marketing
1.2. Distinção entre a Visão Tradicional e a Visão Marketing
1.3. Marketing 3.0
2. Diagnóstico
2.1. Análise Externa
2.2. Análise Interna
2.3. Modelos de Análise do Portfólio de Negócios
3. Definição de Objectivos
3.1. Quantitativos
3.2. Qualitativos
4. Segmentação de Mercado
4.1. Processo
4.2. Critérios
5. Posicionamento Estratégico
5.1. Etapas da Definição do Posicionamento
5.2. Fatores de Diferenciação
6. O Marketing Operacional vs. Estratégico
6.1. O marketing-mix
7. Gestão do Produto
7.1. Estratégias de marketing e o ciclo de vida do produto
7.2. Processo de adopção do novos produtos
7.3. Mix de produtos
7.4. Níveis dos Produtos
7.4. Políticas de Gama e Linha de Produtos
7.5. Branding
8. Gestão do Preço
8.1. Objectivos do Preço
8.2. Estratégias de Fixação de Preço
8.3. A dinâmica concorrencial e a resposta a mudanças de preços 

8.4. Objectivos associados a uma política de preços
9. Canais de Distribuição
9.1. Natureza e seleção dos Canais
9.2. Gestão dos Canais
9.4. e-Business e e-Commerce
10. Comunicação Integrada de Marketing
10.1. O processo de comunicação
10.2. O Mix da Comunicação
10.3. Elaboração de um Plano de Comunicação
11. Planeamento e Controlo de Marketing
11.1. Planeamento e Implementação de Estratégias de Marketing
11.2. O Plano de Marketing
11.3. Avaliação e Controlo de Marketing

Bibliografia Principal

Lendrevie, L., Lévy, J., Dionísio, P. & Rodrigues, J. V.;Mercator da Língua Portuguesa - Teoria e Prática do Marketing, 16ª edição, D. Quixote, 2015
Kotler, P. and KELLER, K.;Administração de Marketing, 12ª ed., Pearson Prentice Hall, 2006
Kotler, P. e Armstrong, G. ;Princípios de Marketing, 12ª ed., Pearson Prentice Hall, 2008

Bibliografia Complementar

MASTERSON, R. and PICKTON, D.;Marketing: An Introduction, SAGE Publications, 2014
MARSHALL, G., JOHNSTON, M.;Marketing Management, McGraw-Hill/Irwin, 2014

Métodos de Ensino

Exposição dos conceitos e ferramentas de marketing.
Estudos de caso reais em sala e aplicação de conteúdos ao longo do semestre.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Seminários  Aulas  3 2016-01-06
Testes escritos  Avaliação  6 2016-01-27
Outras  Participação Presencial  12 2016-01-06
Estudo pessoal autónomo  Estudo  94 2016-01-27
  Total: 160

Avaliação Contínua

A avaliação contínua contempla 2 testes escritos individuais (45% + 45%) e a assistência obrigatória a um dos seminários e discussão posterior sobre o respetivo tema (10%).

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

A avaliação final é constituída por 1 exame escrito individual (100%).

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular