Código: | LRE1428 | Sigla: | ETE |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LRE | Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) | 2º | 2 ECTS | 15 | 53 |
Teóricas: | 17,00 |
Docência - Horas
|
Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Os conceitos e princípios fundamentais de ética, deontologia e responsabilidade social serão ensinados para ajudar a compreender a atitude ética eo desenvolvimento corporativo e institucional em uma lógica de mercado global. Saber distinguir entre Ética e Deontologia no dia-a-dia das empresas e organizações. Identificar a ética empresarial como instrumento de implementação de políticas de responsabilidade social por empresas e organizações sociais.
Conhecer os desafios que se colocam à Ética no desenvolvimento de negócios e no cotidiano das empresas e quais as tendências mais importantes. Os códigos de ética implementados em organizações nacionais e multinacionais serão discutidos como forma de compreender as preocupações dominantes no mercado e nas empresas e organizações.
Em particular, são estudados o Estatuto da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas e o Código de Ética.
OBJECTIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DE APRENDIZAGEM
- Fornecer conhecimentos de ética empresarial e ética profissional para identificar os principais problemas actuais que causam dificuldades no desenvolvimento das empresas.
- Permitir ao aluno identificar as principais áreas e campos de intervenção de Ética e Deontologia.
- Desenvolver competências para organizar o Código de Ética de uma empresa ou organização.
- Reforçar o domínio dos princípios da ética empresarial e identificar tendências no comportamento das empresas no domínio da responsabilidade social das empresas.
- Desenvolver habilidades cognitivas sobre o Pensamento dominante de Ética Empresarial.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Capacidade de internalizar princípios éticos e padrões éticos;
- Conceber Código de Ética de uma empresa e / ou organização;
- Diagnosticar e resolver questões de ética empresarial;
- Identificar as restrições e as virtualidades de um Código de Ética;
- Conhecimento da estrutura organizacional da OTOC e dos direitos e deveres dos Revisores Oficiais de Contas à luz do Estatuto e Código de Ética da OTOC.
1. Ética: conceito e objeto
2. Questões relativas à concorrência e ao mercado
3. Deontologia: Conceito e objeto
4. Responsabilidade Social Empresarial
5. Códigos de Ética para Empresas Nacionais e Multinacionais
6. Códigos de Ética das Organizações Profissionais
7. O Estatuto da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OTOC) eo Código de Ética
8. O Código de Ética da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
Estatutos da OTOC e Código Deontológico, OTOC |
OROC;Código Deontológico da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, OROC |
João César das Nves;INTRODUÇÃO à ÉTICA EMPRESARIAL, PRINCIPIA, 2010 |
ANTÓNIO DA SILVA ROCHA;ÉTICA, DEONTOLOGIA e RESPONSABILIDADE SOCIAL, VIDA ECONÓMICA, 2010 |
Henrique Gomes de Araújo;Ética, Economia e Educação, Fundação Engº António Almeida, 1998 |
Cristina Gonçalves e Francisco Carreira;O Comportamento Ético e o Profissional da Contabilidade, Áreas Editora, 2012 |
Confederação do Comércio e Serviços de Portugal;Código de Ética para o Com+ercio e Serviços, CCP / Parceiro Social, 2009 (Apoiado pela UE e recomendado para Empresas de Comércio e Serviços) |
ONE BIZ;Manual de Ética da ONE BIZ, GRUPO ONE BIZ, 2014 (Recomendado para Fornecedores e Colaboradores) |
ERICSSON;Código de Ética Empresarial da ERICSSON, ERICSSON, 2012 (Código de ètica da Multinacional ERICSSON) |
A metodologia de ensino / aprendizagem baseia-se no estudo de conceitos e fundamentos teóricos de temas programáticos, ilustrados através da resolução de casos práticos. Aprendizagem é consolidada através do estudo individual e resolução por parte dos alunos de exercícios teórico-práticos.
Inclui também a preparação e discussão do trabalho em grupo (estudo de caso). Cada aluno realiza um trabalho individual e prossegue para discuti-lo.
Além da literatura recomendada, os alunos serão fornecidos com textos de apoio sobre os temas a serem abordados.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 15 | |
Estudo Pessoal Autónomo | Estudo | 19 | |
Avaliação | Avaliação | 5 | |
Trabalho em Grupo | 5 | ||
Trabalhos Individuais | Trabalho laboratorial ou de campo | 9 | |
Total: | 53 |
Presença e participação na aula: 10%
Trabalho individual: 15%
2 testes escritos individuais: 75%
Teste Escrito: 100%