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Ética Empresarial

Código: LRE1428    Sigla: ETE

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 2 ECTS 15 53

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE22S

Teóricas: 17,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Os conceitos e princípios fundamentais de ética, deontologia e responsabilidade social serão ensinados para ajudar a compreender a atitude ética eo desenvolvimento corporativo e institucional em uma lógica de mercado global. Saber distinguir entre Ética e Deontologia no dia-a-dia das empresas e organizações. Identificar a ética empresarial como instrumento de implementação de políticas de responsabilidade social por empresas e organizações sociais.
Conhecer os desafios que se colocam à Ética no desenvolvimento de negócios e no cotidiano das empresas e quais as tendências mais importantes. Os códigos de ética implementados em organizações nacionais e multinacionais serão discutidos como forma de compreender as preocupações dominantes no mercado e nas empresas e organizações.
Em particular, são estudados o Estatuto da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas e o Código de Ética.

OBJECTIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DE APRENDIZAGEM
- Fornecer conhecimentos de ética empresarial e ética profissional para identificar os principais problemas actuais que causam dificuldades no desenvolvimento das empresas.
- Permitir ao aluno identificar as principais áreas e campos de intervenção de Ética e Deontologia.
- Desenvolver competências para organizar o Código de Ética de uma empresa ou organização.
- Reforçar o domínio dos princípios da ética empresarial e identificar tendências no comportamento das empresas no domínio da responsabilidade social das empresas.
- Desenvolver habilidades cognitivas sobre o Pensamento dominante de Ética Empresarial.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Capacidade de internalizar princípios éticos e padrões éticos;
- Conceber Código de Ética de uma empresa e / ou organização;
- Diagnosticar e resolver questões de ética empresarial;
- Identificar as restrições e as virtualidades de um Código de Ética;
- Conhecimento da estrutura organizacional da OTOC e dos direitos e deveres dos Revisores Oficiais de Contas à luz do Estatuto e Código de Ética da OTOC.

Programa

1. Ética: conceito e objeto
2. Questões relativas à concorrência e ao mercado
3. Deontologia: Conceito e objeto
4. Responsabilidade Social Empresarial
5. Códigos de Ética para Empresas Nacionais e Multinacionais
6. Códigos de Ética das Organizações Profissionais
7. O Estatuto da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OTOC) eo Código de Ética
8. O Código de Ética da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas

Bibliografia Principal

Estatutos da OTOC e Código Deontológico, OTOC
OROC;Código Deontológico da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, OROC
João César das Nves;INTRODUÇÃO à ÉTICA EMPRESARIAL, PRINCIPIA, 2010

Bibliografia Complementar

ANTÓNIO DA SILVA ROCHA;ÉTICA, DEONTOLOGIA e RESPONSABILIDADE SOCIAL, VIDA ECONÓMICA, 2010
Henrique Gomes de Araújo;Ética, Economia e Educação, Fundação Engº António Almeida, 1998
Cristina Gonçalves e Francisco Carreira;O Comportamento Ético e o Profissional da Contabilidade, Áreas Editora, 2012
Confederação do Comércio e Serviços de Portugal;Código de Ética para o Com+ercio e Serviços, CCP / Parceiro Social, 2009 (Apoiado pela UE e recomendado para Empresas de Comércio e Serviços)
ONE BIZ;Manual de Ética da ONE BIZ, GRUPO ONE BIZ, 2014 (Recomendado para Fornecedores e Colaboradores)
ERICSSON;Código de Ética Empresarial da ERICSSON, ERICSSON, 2012 (Código de ètica da Multinacional ERICSSON)

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino / aprendizagem baseia-se no estudo de conceitos e fundamentos teóricos de temas programáticos, ilustrados através da resolução de casos práticos. Aprendizagem é consolidada através do estudo individual e resolução por parte dos alunos de exercícios teórico-práticos.
Inclui também a preparação e discussão do trabalho em grupo (estudo de caso). Cada aluno realiza um trabalho individual e prossegue para discuti-lo.
Além da literatura recomendada, os alunos serão fornecidos com textos de apoio sobre os temas a serem abordados.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  15
Estudo Pessoal Autónomo  Estudo  19
Avaliação  Avaliação  5
Trabalho em Grupo    5
Trabalhos Individuais  Trabalho laboratorial ou de campo  9
  Total: 53

Avaliação Contínua

Presença e participação na aula: 10%
Trabalho individual: 15%
2 testes escritos individuais: 75%


Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Teste Escrito: 100%