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Expressão e Comunicação II

Código: LRE1318    Sigla: ECII

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Área de Ensino: Português

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 4 ECTS 42 106

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE21S

Teórico-Práticas: 28,00
Outro: 12,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular Expressão e Comunicação II incide sobre estudos linguísticos que analisam a transposição da linguagem verbal para a realidade empírica. Enquanto modo de expressão humano, a linguagem condiciona e é condicionada pelo real, estabelece-se como código e como prática, interpreta e constrói o homem em sociedade. Esta unidade curricular empreende assim a tarefa de testar o potencial expressivo e comunicativo da linguagem.

Objetivos:
- Promover o conhecimento e o domínio do Português enquanto língua materna;
- proporcionar aos discentes ferramentas linguísticas para o uso adequado e correto da língua portuguesa nas mais diversas situações comunicativas;
- desenvolver reflexões sobre a comunicação verbal enquanto sistema complexo de elementos linguísticos;
- refletir sobre a universalidade dos códigos linguísticos;
- provar a importância da linguagem na determinação das vivências humanas.

Competências e resultados de aprendizagem:
Pretende-se que os discentes aprofundem competências no domínio da língua portuguesa, tanto na oralidade quanto na escrita. Devem consolidar técnicas de pesquisa, recolha e tratamento de informação, o que proporciona o desenvolvimento da autonomia, do espírito crítico e da capacidade de análise perante as mais diversas situações comunicativas. Devem ainda desenvolver uma reflexão acerca da língua na sua articulação com o real empírico e com as suas potencialidades simbólicas.

Programa

A unidade curricular de Expressão e Comunicação II aborda a linguagem enquanto ato de expressão e comunicação humanas. Centra-se assim na análise pragmática da língua portuguesa, empreendendo análises articuladas tendo em conta os seguintes tópicos:

1. Linguística enquanto ciência da linguagem:
1.1. línguas naturais e especificidades humanas;
1.2. regularidade das línguas e universais da linguagem;
1.3. a semiótica.

2. Pragmática:
2.1. dependências contextuais;
2.2. intencionalidade de enunciados e discursos;
2.3. força ilocutória;
2.4. cooperação conversacional, inferência e implicitação;
2.5. dêixis ou referencialidade.

3. Processo comunicativo:
3.1. funções de linguagem;
3.2. fatores de comunicação;
3.3. códigos linguísticos e teoria da comunicação.

Bibliografia Principal

LIMA, José Pinto de;Pragmática Linguística, Editorial Caminho, 2007. ISBN: 978-972-21-1855-2
VILLALVA, Alina, e MATEUS, Maria Helena Mira;O Essencial sobre Linguística, Editorial Caminho, 2006. ISBN: 978-972-21-1777-7
BARTHES, Roland;Elementos de Semiologia, Edições 70, 2014. ISBN: 978-972-44-1386-0
AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel;¿O sistema semiótico literário¿, in Teoria da Literatura,, Edições Almedina, 2009. ISBN: 978-972-40-0422-8

Bibliografia Complementar

CUNHA, Celso, e CINTRA, Lindley;Nova Gramática do Português Contemporâneo, Figueirinhas, 2013. ISBN: 978-972-92-3067-7
SEARLE, John;"O que é um acto linguístico"; in, ed. ut.: Linguagem e Acção - da filosofia analítica à linguística pragmática, Apáginastantas, 1983
JAKOBSON, Roman;¿Linguística e teoria da comunicação¿, in Linguística e Comunicação, Editora Cultrix, 1970 (73-86)
TODOROV, Tzevan;Poética, Teorema, 1993. ISBN: 972-695-205-0

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão ministrados seguindo uma metodologia teórico/prática de aprendizagem de conceitos e sua aplicabilidade, tanto através da análise, quanto na produção de enunciados orais e escritos de diversos registos, funções e intencionalidade.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Outros  Estudo  12
Avaliação  Teste/Exame  4
Estudo Autonómo  Estudo  60
  Total: 106

Avaliação Contínua

Elementos de avaliação:
Dois momentos de avaliação por teste.
Realização e discussão de trabalho.


Ponderações no cálculo da classificação final:
Avaliação contínua:
Dois testes: 40% + 40%
Trabalho de grupo: 20% (10% apresentação oral + 10% apresentação escrita)

Total: 100% 

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular