Código: | LRE1316 | Sigla: | SIG |
Página Web: | http://sapiencia.pt/moodle/ |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LRE | Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) | 2º | 4 ECTS | 45 | 106 |
Práticas: | 28,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Unidade curricular de Sistemas de Informação (SI) para a Gestão interliga duas áreas distintas do conhecimento, a Informática e a Gestão.
Nesta unidade curricular são abordados conceitos relacionados com sistemas de informação, sua aplicação e enquadramento em ambiente organizacional.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Descrever e identificar o papel dos Sistemas de informação na gestão das organizações;
2. Caracterizar tipos de Sistemas de Informação e compreender o seu impacto no seio de uma organização;
3. Utilizar os Sistemas de Informação de apoio à Gestão: Microsoft Excel, Primavera BSS, CMS, R e outros;
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Com esta unidade curricular, pretende-se que os discentes adquiram as seguintes competências:
1. Identificar um sistema de informação para a gestão e a importância deste numa organização;
2. Saber utilizar um sistema de informação para a gestão de forma autónoma: Microsoft Excel, Primavera BSS, CMS, R e outros; ;
1. Sistema de Informação Organizacional
1.1. O conceito de Sistema
1.1.1. Teoria Geral dos Sistemas;
1.1.2. Características Gerais dos Sistemas.
1.2. O Sistema Organizacional
1.3. Sistemas de Informação
1.3.1. Sistema - Conceito e exemplos;
1.3.2. Sistema de Informação - Conceito e componentes;
1.3.3. Sistema de Informação e sistemas informático;
1.3.4. Sistema de Informação (SI) e Tecnologias de Informação (TI);
1.3.5. Principais tipos de sistemas de informação;
1.3.6. Fases de desenvolvimento dos sistemas de informação.
1.4. O papel das Tecnologias da Informação na Gestão das Organizações
1.5. Sistemas de Informação Empresariais
1.5.1. A evolução dos Sistemas de Informação nas Organizações;
1.5.2. Os Sistemas de Gestão de Bases de Dados;
1.5.3. Sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning);
1.5.4. Sisteas de CRM (Customer Relationship Management);
1.5.5. Sistemas de Informação Interorganizacionais.
2. Microsoft Excel como ferramenta de apoio à Gestão
2.1. Análise e Gestão de Dados
2.1.1. Gráficos
2.1.2. Operações sobre tabelas
2.1.3. Filtros de dados
2.1.4. Tabelas e gráficos dinâmicos
2.1.5. Análise de hipóteses
2.1.6. Ferramentas de análise
2.2. Automatização de tarefas
2.2.1. Macros de comando
2.2.2. Funções definidas pelo utilizador
3. Sistemas de Informação aplicados à Gestão
3.1. CMS (Content Management System)
3.1.1. O software "Open Source"
3.1.2. CMS "Open Source"
3.1.3. A plataforma "Joomla"
3.2. Software de estatística R
3.2.1. Introdução ao software R
3.2.2. Programação em R
3.3. Utilização do software Primavera BSS
3.3.1. Introdução ao software Primavera BSS
3.3.2. Express Administrator
3.3.3. Express ERP
3.3.4. Express POS
CARVALHO, A., LOPES, F. e MORAIS, M.;Desenvolvimento de Sistemas de Informação, FCA Editora de Informática, 2005. ISBN: 972-722-461-X |
RODRIGUES, L.;Utilização do Excel 2010 para Economia & Gestão , FCA Editora de Informática, 2011. ISBN: 978-972-722-669-6 |
CARVALHO, A.;Exercícios resolvidos com Excel 2010 para Economia & Gestão, FCA Editora de Informática, 2011. ISBN: 978-972-722-729-7 |
Pereira, L., Piairo, H.;Introdução à Estatística Em R e SPSS, Chiado Editora, 2012. ISBN: 9789896978778 |
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Avaliação individual | Teste/Exame | 4 | |
Estudo autónomo individual | Estudo | 57 | |
Outros | Trabalho laboratorial ou de campo | 15 | |
Total: | 106 |
Elementos da Avaliação Contínua:
Duas provas escritas individuais, cada um com uma ponderação de 35% da nota final.
Um trabalho de grupo com uma ponderação de 15% da nota final.
Um miniteste com a ponderação de 15% da nota final.
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual com a ponderação de 100%.