• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LRE1316

Sistemas de Informação para Gestão

Código: LRE1316    Sigla: SIG

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Página Web:http://sapiencia.pt/moodle/
Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 4 ECTS 45 106

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE21S

Práticas: 28,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Práticas: 2,00
Outro: 0,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Unidade curricular de Sistemas de Informação (SI) para a Gestão interliga duas áreas distintas do conhecimento, a Informática e a Gestão.
Nesta unidade curricular são abordados conceitos relacionados com sistemas de informação, sua aplicação e enquadramento em ambiente organizacional.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Descrever e identificar o papel dos Sistemas de informação na gestão das organizações;
2. Caracterizar tipos de Sistemas de Informação e compreender o seu impacto no seio de uma organização;
3. Utilizar os Sistemas de Informação de apoio à Gestão: Microsoft Excel, Primavera BSS, CMS, R e outros;
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Com esta unidade curricular, pretende-se que os discentes adquiram as seguintes competências:
1. Identificar um sistema de informação para a gestão e a importância deste numa organização;
2. Saber utilizar um sistema de informação para a gestão de forma autónoma: Microsoft Excel, Primavera BSS, CMS, R e outros; ;

Programa

1. Sistema de Informação Organizacional
1.1. O conceito de Sistema
1.1.1. Teoria Geral dos Sistemas;
1.1.2. Características Gerais dos Sistemas.
1.2. O Sistema Organizacional
1.3. Sistemas de Informação
1.3.1. Sistema - Conceito e exemplos;
1.3.2. Sistema de Informação - Conceito e componentes;
1.3.3. Sistema de Informação e sistemas informático;
1.3.4. Sistema de Informação (SI) e Tecnologias de Informação (TI);
1.3.5. Principais tipos de sistemas de informação;
1.3.6. Fases de desenvolvimento dos sistemas de informação.
1.4. O papel das Tecnologias da Informação na Gestão das Organizações
1.5. Sistemas de Informação Empresariais
1.5.1. A evolução dos Sistemas de Informação nas Organizações;
1.5.2. Os Sistemas de Gestão de Bases de Dados;
1.5.3. Sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning);
1.5.4. Sisteas de CRM (Customer Relationship Management);
1.5.5. Sistemas de Informação Interorganizacionais.
2. Microsoft Excel como ferramenta de apoio à Gestão
2.1. Análise e Gestão de Dados
2.1.1. Gráficos
2.1.2. Operações sobre tabelas
2.1.3. Filtros de dados
2.1.4. Tabelas e gráficos dinâmicos
2.1.5. Análise de hipóteses
2.1.6. Ferramentas de análise
2.2. Automatização de tarefas
2.2.1. Macros de comando
2.2.2. Funções definidas pelo utilizador
3. Sistemas de Informação aplicados à Gestão
3.1. CMS (Content Management System)
3.1.1. O software "Open Source"
3.1.2. CMS "Open Source"
3.1.3. A plataforma "Joomla"
3.2. Software de estatística R
3.2.1. Introdução ao software R
3.2.2. Programação em R
3.3. Utilização do software Primavera BSS
3.3.1. Introdução ao software Primavera BSS
3.3.2. Express Administrator
3.3.3. Express ERP
3.3.4. Express POS

Bibliografia Principal

CARVALHO, A., LOPES, F. e MORAIS, M.;Desenvolvimento de Sistemas de Informação, FCA Editora de Informática, 2005. ISBN: 972-722-461-X
RODRIGUES, L.;Utilização do Excel 2010 para Economia & Gestão , FCA Editora de Informática, 2011. ISBN: 978-972-722-669-6

Bibliografia Complementar

CARVALHO, A.;Exercícios resolvidos com Excel 2010 para Economia & Gestão, FCA Editora de Informática, 2011. ISBN: 978-972-722-729-7
Pereira, L., Piairo, H.;Introdução à Estatística Em R e SPSS, Chiado Editora, 2012. ISBN: 9789896978778

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Avaliação individual  Teste/Exame  4
Estudo autónomo individual  Estudo  57
Outros  Trabalho laboratorial ou de campo  15
  Total: 106

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua:
Duas provas escritas individuais, cada um com uma ponderação de 35% da nota final.
Um trabalho de grupo com uma ponderação de 15% da nota final.
Um miniteste com a ponderação de 15% da nota final.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual com a ponderação de 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular