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EnoGastronomia

Código: LGH1211    Sigla: ENGAS

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Área de Ensino: Hotelaria

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) 4 ECTS 42 106

Horas Efetivamente Lecionadas

TGH12SD1B

Teórico-Práticas: 32,00
Outro: 0,00

TGH12SD1A

Teórico-Práticas: 32,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Unidade Curricular de EnoGastronomia visa abordar os conceitos específicos desta área de conhecimento bem como o seu entendimento enquanto produto do Turismo Cultural. Valoriza igualmente um percurso pela história da Gastronomia portuguesa e pelas principais regiões gastronómicas e vitícolas do território. Pretende também sensibilizar os discentes para a importância deste setor no que concerne o desenvolvimento regional.


OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Os objetivos e as competências da unidade curricular estão estritamente ligados com os conteúdos programáticos e com as metodologias de ensino e de avaliação identificadas. Os principais objetivos desta Unidade Curricular são:
Compreender e aplicar corretamente o conceito de enogastronomia, bem como a relação entre enogastronomia e turismo.
Perceber as diferentes tipologias de turismo ligadas à Enogastronomia. 

Analisar a importância da Enogastronomia no PIB, e o seu papel no PENT em Portugal. 
Reconhecer as denominações DOP, DOC e a sua aplicação aos vinhos e produtos gastronómicos Portugueses.
Perceber o conceito de harmonização entre um alimento confecionado e um vinho, aplicando os princípios de harmonização com segurança.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Na sequência dos resultados das temáticas lecionadas e das metodologias aplicadas durante as aulas, pretende-se desenvolver as seguintes competências de natureza técnica, académica e comportamental:

1. Sensibilizar os alunos para a importância da enogastronomia tendo em consideração a sustentabilidade económica, social e ambiental dos destinos turísticos, fornecendo-lhes uma base de conhecimento teórico e instrumentos metodológicos que lhes permitam aplicar a teoria à prática.
2. Desenvolver capacidades de pesquisa e investigação na área temática em causa.
3. Desenvolver competências de criatividade e inovação na criação de propostas enogastronómicas e de análise a cartas e ementas regionais ou nacionais.
4. Proporcionar a aquisição de conhecimentos que permitam a sua adaptação às exigências dos mercados.
5. Desenvolver competências de responsabilidade, motivação, autonomia e adaptação à realidade do setor hoteleiro, que garantam um desempenho de elevada qualidade na prática das suas atividades profissionais.

Programa

1. EnoGastronomia:

Conceito;
Evolução histórica da gastronomia e da associação com o vinho;
Gastronomia, produto turístico do destino;
EnoGastronomia e Turismo;
Relação com o Turismo Cultural;
Enogastronomia e PENT, o valor acrescentado no Turismo em Portugal;
Perfil do Turista gastronómico, do Enoturista e Ecoturista;
Enoturismo, importância para o setor do Turismo.

2. A alimentação em Portugal:

Cozinha Regional Portuguesa: percurso geográfico;
Rotas do Vinho em Portugal, ligação com a gastronomia;
Feira de produtos alimentares regionais, a sua importância para o Turismo.

3. Harmonização de vinho e gastronomia, incluindo estudos de caso.

4. Análise de casos práticos de Cartas e Ementas.

Bibliografia Principal

APTECE, Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia;Manual Prático de Turismo de Culinária, CPL Meetings & Events , 2014
RICHARDS, G.;Food and the tourism experience: major findings and policy orientations. In Dodd, D. (ed.), OECD, Paris, 2012 (summary pp. 13-46.)

Bibliografia Complementar

ALMEIDA, Maria João;Guia de Enoturismo de Portugal, Zestbooks, 2014. ISBN: 9789898729217

Métodos de Ensino

Cada ponto do programa pressupõe uma abordagem teórica prévia mas suscetível de promover o debate em sala de aula, recorrendo-se sistematicamente a cronologias, mapas, quadros, gráficos, documentos escritos, imagens e vídeos. Realização de trabalho de grupo; apresentação oral de um trabalho prático de investigação.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Trabalho laboratorial ou de campo  Trabalho laboratorial ou de campo  6
Dinâmica de grupo    10
Outras  Participação Presencial  12
Estudo autónomo individualizado  Estudo  48
  Total: 106

Avaliação Contínua

2 Testes individuais escritos, cada com uma ponderação de 35%, perfazendo 70% da nota.
1 Trabalho escrito, com uma ponderação de 30% da nota, obtida de acordo com os seguintes critérios:
Trabalho escrito: 15%,
Apresentação oral: 10%.
Nível de expressão escrita e oral, estrutura, redação, pontuação e ortografia: 5%.


Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

De acordo com a secção III do Capítulo VI do Regulamento, serão elementos da avaliação final:
Exame individual escrito com ponderação de 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular