Empreendedorismo
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TGE32SN1
TGE32SD1
Língua de Ensino
Inglês
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular de empreendedorismo visa potenciar nos discentes competências empreendedoras e de planeamento de novos negócios. Está estruturada em 3 secções de conteúdos: (1) empreendedorismo e inovação; (2) o processo empreendedor e (3) o processo de elaboração de um plano de negócios. A metodologia seguida é ativa pela integração de várias abordagens pedagógicas e o atendimento aos discentes é presencial e à distância. Os resultados estão focados na aquisição de novos conhecimentos de empreendedorismo e inovação e na elaboração de planos de negócios.
OBJETIVOS
Os objetivos fundamentais desta unidade curricular são desenvolver nos discentes os conhecimentos básicos sobre empreendedorismo e inovação e a capacidade de desenvolver planos de negócio para empresas, produtos ou serviços.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
No final desta unidade curricular, o discente deverá ser capaz de:
- Demonstrar conhecimento sobre os conceitos de empreendedorismo e inovação;
- Conhecer as interligações e interdependências entre ambos os conceitos;
- Promover um espírito empreendedor;
- Elaborar um plano de negócios.
Programa
1. Empreendedorismo e inovação:
1.1 A importância do empreendedorismo;
1.2 Formas de empreendedorismo;
1.3 Importância da inovação;
1.4 Tipologias e classificações de inovação;
1.5 Empreendedorismo e inovação.
2. O processo empreendedor:
2.1 Empreendedorismo no local de trabalho;
2.2 Criação de novas empresas;
2.3 O marketing da start-up.
3. Processo de elaboração de um plano de negócios:
3.1 Da ideia ao negócio;
3.2 Estudo do ambiente competitivo;
3.3 Benchmarking concorrencial;
3.4 Definição do modelo de negócio:
3.4.1 Business model generation;
3.5 O plano de marketing;
3.6 Os recursos humanos - competências;
3.7 Planeamento económico e financeiro.
Bibliografia Principal
Osterwalder, A. &Pigneur, Y.;Criar modelos de Negócio 5ª Edição, D. Quixote, 2013. ISBN: 9789722044974 |
Julian, L., Lendrevie, J. Rodrigues, J., & Dionísio, P.;Mercator da língua Portuguesa: Teoria e prática do Marketing, Dom Quixote, 2015. ISBN: 9789722056403 |
Bibliografia Complementar
Ussmane, H.;Inovação e Criatividade, Silabo, 2013. ISBN: 978-972-618-707-3 |
Catalão, J.;A arte da Guerra na Criatividade e Inovação, Topbooks, 2014. ISBN: 9789897060892 |
Degen, J.;O processo empreendedor e a criação de empresas de sucesso, Pearson Education, 2009. ISBN: 978-972-618-6014 |
Métodos de Ensino
A metodologia baseia-se na exposição e discussão dos conceitos teóricos, de casos e exemplos práticos. Far-se-á recurso a materiais pedagógicos complementares como vídeos, internet e artigos com a finalidade de enquadrar os temas em estudo. Realizar-se-ão planos de negócios de novos serviços num contexto real.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
4 |
|
Seminários |
Trabalho laboratorial ou de campo |
3 |
|
Outros |
Trabalho laboratorial ou de campo |
12 |
|
Estudo Autónomo Individual |
Estudo |
96 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
- Realização de dois testes individuais: 70% (35%+35%)
- Realização de um trabalho de grupo (30%) O trabalho de grupo visará a elaboração de um plano de negócios internacional
TOTAL: 100%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final.
2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente para a avaliação final da época normal.
Avaliação Final
- Prova escrita individual (100%)
Provas e Trabalhos Especiais
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular