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Empreendedorismo

Código: LGE1640    Sigla: EPR

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGE32SN1

Teórico-Práticas: 51,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

TGE32SD1

Teórico-Práticas: 51,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Inglês

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular de empreendedorismo visa potenciar nos discentes competências empreendedoras e de planeamento de novos negócios. Está estruturada em 3 secções de conteúdos: (1) empreendedorismo e inovação; (2) o processo empreendedor e (3) o processo de elaboração de um plano de negócios. A metodologia seguida é ativa pela integração de várias abordagens pedagógicas e o atendimento aos discentes é presencial e à distância. Os resultados estão focados na aquisição de novos conhecimentos de empreendedorismo e inovação e na elaboração de planos de negócios.

OBJETIVOS
Os objetivos fundamentais desta unidade curricular são desenvolver nos discentes os conhecimentos básicos sobre empreendedorismo e inovação e a capacidade de desenvolver planos de negócio para empresas, produtos ou serviços.

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
No final desta unidade curricular, o discente deverá ser capaz de:
- Demonstrar conhecimento sobre os conceitos de empreendedorismo e inovação;
- Conhecer as interligações e interdependências entre ambos os conceitos;
- Promover um espírito empreendedor;
- Elaborar um plano de negócios. 

Programa

1. Empreendedorismo e inovação:

1.1 A importância do empreendedorismo;
1.2 Formas de empreendedorismo;
1.3 Importância da inovação;
1.4 Tipologias e classificações de inovação;
1.5 Empreendedorismo e inovação.
2. O processo empreendedor:
2.1 Empreendedorismo no local de trabalho;
2.2 Criação de novas empresas;
2.3 O marketing da start-up.
3. Processo de elaboração de um plano de negócios:
3.1 Da ideia ao negócio;
3.2 Estudo do ambiente competitivo;
3.3 Benchmarking concorrencial;
3.4 Definição do modelo de negócio:
3.4.1 Business model generation;
3.5 O plano de marketing;
3.6 Os recursos humanos - competências;
3.7 Planeamento económico e financeiro.


Bibliografia Principal

Osterwalder, A. &Pigneur, Y.;Criar modelos de Negócio 5ª Edição, D. Quixote, 2013. ISBN: 9789722044974
Julian, L., Lendrevie, J. Rodrigues, J., & Dionísio, P.;Mercator da língua Portuguesa: Teoria e prática do Marketing, Dom Quixote, 2015. ISBN: 9789722056403

Bibliografia Complementar

Ussmane, H.;Inovação e Criatividade, Silabo, 2013. ISBN: 978-972-618-707-3
Catalão, J.;A arte da Guerra na Criatividade e Inovação, Topbooks, 2014. ISBN: 9789897060892
Degen, J.;O processo empreendedor e a criação de empresas de sucesso, Pearson Education, 2009. ISBN: 978-972-618-6014

Métodos de Ensino

A metodologia baseia-se na exposição e discussão dos conceitos teóricos, de casos e exemplos práticos. Far-se-á recurso a materiais pedagógicos complementares como vídeos, internet e artigos com a finalidade de enquadrar os temas em estudo. Realizar-se-ão planos de negócios de novos serviços num contexto real.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  4
Seminários  Trabalho laboratorial ou de campo  3
Outros  Trabalho laboratorial ou de campo  12
Estudo Autónomo Individual  Estudo  96
  Total: 160

Avaliação Contínua

- Realização de dois testes individuais: 70% (35%+35%) 

- Realização de um trabalho de grupo (30%) O trabalho de grupo visará a elaboração de um plano de negócios internacional
TOTAL: 100%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final.

2. Nos testes e trabalhos escritos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente para a avaliação final da época normal.

Avaliação Final


- Prova escrita individual (100%)

Provas e Trabalhos Especiais


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular