• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LTU1643

Empreendedorismo

Código: LTU1643    Sigla: EPR

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LTU Desp. n.º 357/2008 (alterado aviso n.º9855/2012) 6 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TTU32SD1

Teórico-Práticas: 76,00
Seminário: 9,00
Outro: 6,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR


A unidade curricular de empreendedorismo visa potenciar nos discentes competências empreendedoras e de planeamento de novos negócios. Está estruturada em 3 secções de conteúdos: (1) empreendedorismo e inovação; (2) o processo empreendedor e (3) o processo de elaboração de um plano de negócios. A metodologia seguida é ativa pela integração de várias abordagens pedagógicas e o atendimento aos discentes é presencial e à distância. Os resultados estão focados na aquisição de novos conhecimentos de empreendedorismo e inovação e na elaboração de planos de negócios.

OBJETIVOS

Os objetivos fundamentais desta unidade curricular são desenvolver nos discentes os conhecimentos básicos sobre empreendedorismo e inovação e a capacidade de desenvolver planos de negócio para empresas, produtos ou serviços.

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

No final desta unidade curricular, o discente deverá ser capaz de:
- Demonstrar conhecimento sobre os conceitos de empreendedorismo e inovação;
- Conhecer as interligações e interdependências entre ambos os conceitos;
- Promover um espírito empreendedor;
- Elaborar um plano de negócios. 

Programa

1. Empreendedorismo e inovação:
1.1 A importância do empreendedorismo;
1.2 Formas de empreendedorismo;
1.3 Importância da inovação;
1.4 Tipologias e classificações de inovação;
1.5 Empreendedorismo e inovação.

2. O processo empreendedor:
2.1 Empreendedorismo no local de trabalho;
2.2 Criação de novas empresas;
2.3 O marketing da start-up.

3. Processo de elaboração de um plano de negócios:
3.1 Da ideia ao negócio;
3.2 Estudo do ambiente competitivo;
3.3 Benchmarking concorrencial;
3.4 Definição do modelo de negócio:
3.4.1 Business model generation;
3.5 O plano de marketing;
3.6 Os recursos humanos - competências;
3.7 Planeamento económico e financeiro. 

Bibliografia Principal

Osterwalder, A. & Pigneur, Y.;Criar Modelos de Negócio, 5a edição, D. Quixote, 2013
Gaspar, F.;O Processo Empreendedor e a criação de Empresas de Sucesso, Sílabo, 2009
DeGEN, Ronald J;O empreendedor: empreender como opção de carreira, Pearson Education, 2009
Ussmane, M. H.;Inovação e Criatividade, Sílabo, 2013
SaLIM,C. S.;Construindo planos de negócios: todos os passos para planear e desenvolver negócios de sucesso, 2a ed., Editora Campus: R. Janeiro., 2003

Bibliografia Complementar

Osterwalder, A. & Pigneur, Y.;Modelo de Negócio EU, D. Quixote, 2013
Catalão, J.;A Arte da Guerra na Criatividade e Inovação, Topbooks, 2014

Métodos de Ensino

A metodologia baseia-se na exposição e discussão dos conceitos teóricos, de casos e exemplos práticos. Far-se-á recurso a materiais pedagógicos complementares como vídeos, internet e artigos com a finalidade de enquadrar os temas em estudo. Realizar-se-ão planos de negócios de novos serviços num contexto real. 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  5
Outro  Avaliação  12
Estudo autónomo individual  Estudo  79
Seminário  Projectos  3
Plano de Negócios    16
  Total: 160

Avaliação Contínua

Realização de dois testes individuais: 50% (25%+25%) 
- Trabalho de grupo (50%). O trabalho de grupo visará a elaboração de planos de negócios para novos serviços no âmbito do EDP University Challenge 2015.
TOTAL: 100%

Avaliação Final

- Prova escrita individual (100%)

Provas e Trabalhos Especiais


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular