Código: | LRE1428 | Sigla: | ETE |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LRE | Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) | 2º | 2 ECTS | 15 | 53 |
Teóricas: | 48,00 |
Docência - Horas
|
Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Serão ministradas os conceitos e princípios fundamentais de ética, deontologia e responsabilidade social para ajudar a compreender a atitude ética e o desenvolvimento empresarial e institucional numa lógica de mercado global. Saber distinguir entre Ética e Deontologia no dia-a-dia das empresas e organizações. Identificar a Ética nos negócios como instrumento de concretização de políticas de responsabilidade social por parte de empresas e organizações sociais.
Conhecer o desafios que se colocam á Ética no desenvolvimento empresarial e no quotidiano das empresas e quais as tendências mais marcantes. Discutir-se-ão Códigos de Ética implementados em organizações nacionais e multinacionais, como forma de compreender as preocupações dominantes no mercado e nas empresas e organizações.
Estuda-se em particular o Estatuto da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e o Código Deontológico.
1. Ética: conceito e objeto
2. Questões de concorrência e mercado
3. Deontologia: Conceito e objecto
4. Responsabilidade social das empresas
5. Códigos de Ética de Empresas Nacionais e Multinacionais
6. Códigos de Ética de Organizações Profissionais
7. O Estatuto da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) e o Código Deontológico
8. O Código de Ética da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
ANTÓNIO DA SILVA ROCHA;ÉTICA, DEONTOLOGIA e RESPONSABILIDADE SOCIAL, VIDA ECONÓMICA, 2010 |
João César das Nves;INTRODUÇÃO à ÉTICA EMPRESARIAL, PRINCIPIA, 2010 |
Estatutos da OTOC e Código Deontológico, OTOC |
OROC;Código Deontológico da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, OROC |
Henrique Gomes de Araújo;Ética, Economia e Educação, Fundação Engº António Almeida, 1998 |
Cristina Gonçalves e Francisco Carreira;O Comportamento Ético e o Profissional da Contabilidade, Áreas Editora, 2012 |
A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no estudo de conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas, ilustrados através da resolução de casos práticos. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual e da resolução por parte dos alunos de exercícios teórico-práticos.
Compreende também a elaboração e discussão de trabalhos de grupo (estudo de casos práticos). Cada aluno realiza um trabalho individual e procede à sua discussão.
Para além da literatura recomendada, serão fornecidos aos alunos textos de apoio sobre as matérias a abordar.
Avaliação distribuída com exame final
Trabalho escrito: 10%
Prova Final (100%)