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Estratégia Empresarial

Código: LRE1426    Sigla: EE

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 6 ECTS 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE22SN1

Teórico-Práticas: 48,00
Seminário: 10,73
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,40

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Sendo a estratégia uma das preocupações centrais dos executivos das empresas, esta unidade curricular visa dotar os estudantes de capacidade para analisar e formular estratégias, elaborar, implementar e controlar a execução de planos estratégicos, utilizando para o efeito os mais recentes conceitos, métodos e modelos de gestão estratégica, e visando equilibrar a abordagem teórica com o estudo de casos práticos, nacionais e internacionais.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Esta unidade curricular tem como principais objetivos:
- Conceituar a gestão estratégica, distinguindo-a de gestão corrente;
- Analisar as caraterísticas das decisões estratégicas e descrever sucintamente o processo de gestão estratégica;
- Distinguir entre estratégia e planeamento estratégico, e comparar as estratégias planeadas com as estratégias emergentes;
- Evidenciar os benefícios da gestão estratégica;
- Apresentar e explicar a importância dos conceitos de missão, visão, valores e objetivos empresariais;
- Explicar a importância do ambiente externo para a definição e implementação de uma estratégia empresarial;
- Destacar a importância da análise dos grupos estratégicos e da concorrência mais próxima;
- Explicar a importância do ambiente interno para a definição e implementação de uma estratégia empresarial;
- Evidenciar a importância da realização de uma análise SWOT;
- Destacar o interesse da análise da cadeia de valor da empresa, dos concorrentes e outros stakeholders;
- Demonstrar a importância dos recursos e capacidades da empresa para a definição do seu modelo de negócio, formação da sua estratégia e a vantagem da criação de vantagens competitivas sustentáveis;
- Caraterizar as estratégias genéricas de Porter, evidenciando os principais benefícios e desafios associados;
- Analisar o contributo do ciclo de vida do produto para a formulação de estratégias;
- Apresentar e analisar as diversas opções de estratégias organizacionais, assim como as matrizes de análise de carteira dos negócios de empresas diversificadas;
- Analisar as diversas fases de internacionalização de empresas e explicar as formas que as empresas selecionam para o efeito;
- Destacar a importância da cooperação empresarial e o papel das redes de empresas nas estratégias de internacionalização;
- Destacar a importância da estrutura organizacional no sucesso de uma estratégia;
- Explicar a importância da atitude do líder empresarial no processo de gestão estratégica, assim como realçar a importância da cultura organizacional;
- Descrever o processo de avaliação e controlo de uma estratégia;
- Apresentar ferramentas importantes utilizadas no controlo estratégico;
- Explicar e relacionar os conceitos de ética, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e corporate governance.

Competências a desenvolver
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender o que é a estratégia, identificar os elementos fundamentais e sua importância nas organizações;
- Compreender o que é a gestão estratégica, entender os diferentes níveis de planeamento e como as estratégias devem evoluir;
- Saber como se define o rumo de uma organização;
- Compreender o impacto do ambiente externo e interno na estratégia, o que são grupos estratégicos e como as empresas competem;
- Saber elaborar uma análise SWOT;
- Entender a importância da análise da cadeia de valor e definir o negócio de uma empresa;
- Formular objetivos e delinear estratégias de gestão;
- Conceber um plano estratégico;
- Compreender a importância e dificuldades da implementação estratégica;
- Entender a importância do respeito dos princípios da ética e da sustentabilidade empresarial, assim como o papel da responsabilidade social e da corporate governance.

Programa

1. Análise Estratégica.
1.1 Natureza, definições e caraterísticas das decisões estratégicas.
1.2 O processo de gestão estratégica e tipos de planeamento estratégico.
1.3 Benefícios da gestão estratégica.
1.4 Definição do rumo da organização: Visão, missão, valores e objetivos.
1.5 Análise do ambiente externo.
1.6 Análise do ambiente interno e análise SWOT.
2. Formulação da estratégia.
2.1 Estratégias de negócio e funcionais.
2.2 Estratégias corporativas.
2.3 Estratégias de internacionalização e cooperação.
3. Implementação e Controlo da Estratégia.
3.1 A organização como sistema e a cultura organizacional.
3.2 Dificuldades na implementação da estratégia.
3.3 Estrutura organizacional.
3.4 Liderança, cultura e estilos de gestão.
3.5 Avaliação e controlo da estratégia.
3.6 Sistemas de gestão estratégica: o Balanced Scorecard.
3.7 Ética, responsabilidade social, sustentabilidade e corporate governance.

Bibliografia Principal

Teixeira, Sebastião;Gestão Estratégica, Escolar Editora, 2011
Osterwalder, Alexander e Pigneur, Yves;Criar Modelos de Negócio, Publicações D. Quixote, 2012

Bibliografia Complementar

Magrettta, Joan ;Michael Porter - O Essencial sobre Estratégia, Concorrência e Competitividade, Centro Atlântico, 2012
Mintzberg, Henry e Quinn, James Brian;O Processo da Estratégia, 3ª Edição, Bookman Editora, 1998

Métodos de Ensino

- Exposição teórica dos conteúdos programáticos complementada pela análise de exemplos e casos reais, com ênfase em exemplos de empresas portuguesas;
- Discussão nas aulas sobre aspetos teóricos dos conteúdos facultados;
- Acompanhamento e orientação dos alunos no estudo, análise de casos e resolução dos exercícios propostos;
- Nas aulas práticas, ocorrerão apresentações dos trabalhos realizados, que serão sujeitas a debate alargado ao grupo-turma.
Esta metodologia de ensino/aprendizagem tem por base os objetivos e resultados esperados da aprendizagem. Assenta no aprofundamento de conceitos fundamentais e análise de modelos de gestão estratégica, ilustrados através da abordagem de exemplos e casos práticos em contexto de sala. A aprendizagem será consolidada pelos alunos através do estudo individual, e será aplicada na resolução e defesa de casos práticos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Avaliação Contínua

- Realização de dois trabalhos práticos de grupo: 40%
- Realização de duas provas escritas individuais: 30%+30%

a) Realização dos trabalhos práticos de grupo (avaliação contínua):
Os trabalhos de grupo, envolvendo no máximo 3 elementos, visarão a análise crítica da estratégia de duas empresas, e terão como output um conjunto de recomendações de gestão estratégica.
A avaliação dos trabalhos terá por base a elaboração de relatórios escritos entregues em versão impressa (o primeiro a ser entregue até 9 de abril de 2015 e o segundo até 15 de junho de 2015), e a sua apresentação oral e defesa ocorrerá nas datas previstas na programação indicativa das sessões, com a presença obrigatória de todos os elementos de cada grupo.
b) Embora o trabalho de grupo seja abordado em contexto de trabalho de equipa, a avaliação será individualizada. Terá em consideração não só o desempenho da equipa na pesquisa e realização do trabalho, mas também o desempenho de cada elemento na apresentação oral.
c) As provas escritas individuais terão a duração de 2 horas cada. 

Avaliação Final

- Prova escrita individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo total de trabalho do aluno: 160 horas

Distribuição prevista do tempo total de trabalho do aluno:

Contacto com o docente:
- Aulas teórico-práticas: 45 h
- Orientação Tutorial: 6 h
- Seminário: 3 h

Trabalho autónomo do aluno:
- Avaliação: 4 h
- Trabalhos de grupo: 30 h
- Estudo pessoal autónomo: 72 h