Código: | LRE1318 | Sigla: | ECII |
Área de Ensino: | Português |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LRE | Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) | 2º | 4 ECTS | 42 | 106 |
Teórico-Práticas: | 32,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Português
Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular Expressão e Comunicação II incide sobre estudos linguísticos que analisam a transposição da linguagem verbal para a realidade empírica. Enquanto modo de expressão humano, a linguagem condiciona e é condicionada pelo real, estabelece-se como código e como prática, interpreta e constrói o homem em sociedade. Esta unidade curricular empreende assim a tarefa de testar o potencial expressivo e comunicativo da linguagem.
Objetivos:
- Promover o conhecimento e o domínio do Português enquanto língua materna;
- proporcionar aos discentes ferramentas linguísticas para o uso adequado e correto da língua portuguesa nas mais diversas situações comunicativas;
- desenvolver reflexões sobre a comunicação verbal enquanto sistema complexo de elementos linguísticos;
- refletir sobre a universalidade dos códigos linguísticos;
- provar a importância da linguagem na determinação das vivências humanas.
Competências e resultados de aprendizagem:
Pretende-se que os discentes aprofundem competências no domínio da língua portuguesa, tanto na oralidade quanto na escrita. Devem consolidar técnicas de pesquisa, recolha e tratamento de informação, o que proporciona o desenvolvimento da autonomia, do espírito crítico e da capacidade de análise perante as mais diversas situações comunicativas. Devem ainda desenvolver a sua capacidade de análise de textos pertencentes a diferentes tipologias.
A unidade curricular de Expressão e Comunicação II aborda a linguagem enquanto ato de expressão e comunicação humanas. Centra-se assim na análise pragmática da língua portuguesa, empreendendo análises articuladas tendo em conta os seguintes tópicos:
1. Linguística enquanto ciência da linguagem:
1.1. línguas naturais e especificidades humanas;
1.2. regularidade das línguas e universais da linguagem;
1.3. a semiótica.
2. Pragmática:
2.1. dependências contextuais;
2.2. intencionalidade de enunciados e discursos;
2.3. força ilocutória;
2.4. cooperação conversacional, inferência e implicitação;
2.5. dêixis ou referencialidade.
3. Processo comunicativo:
3.1. funções de linguagem;
3.2. fatores de comunicação;
3.3. códigos linguísticos e teoria da comunicação.
AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel;¿O sistema semiótico literário¿, in Teoria da Literatura,, Edições Almedina, 2009. ISBN: 978-972-40-0422-8 |
LIMA, José Pinto de;Pragmática Linguística, Editorial Caminho, 2007. ISBN: 978-972-21-1855-2 |
VILLALVA, Alina, e MATEUS, Maria Helena Mira;O Essencial sobre Linguística, Editorial Caminho, 2006. ISBN: 978-972-21-1777-7 |
CUNHA, Celso, e CINTRA, Lindley;Nova Gramática do Português Contemporâneo, Figueirinhas, 2013. ISBN: 978-972-92-3067-7 |
FONSECA, Joaquim;¿Heterogeneidade na língua e no discurso¿, in Pragmática Linguística. Introdução, teoria e descrição do Português, Porto Editora, 1994 (49-94). ISBN: ISBN: 972-0-40115-X |
JAKOBSON, Roman;¿Linguística e teoria da comunicação¿, in Linguística e Comunicação, Editora Cultrix, 1970 (73-86) |
Os conteúdos programáticos serão ministrados seguindo uma metodologia teórico/prática de aprendizagem de conceitos e sua aplicabilidade, tanto através da análise, quanto na produção de enunciados orais e escritos de diversos registos, funções e intencionalidade.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Total: | 30 |
Elementos da Avaliação Contínua:
2 Testes escritos individuais: 2x50%
Total: 100%
Nos termos do Regulamento, fica estipulada a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete virgula cinco valores), em cada um dos testes escritos na avaliação contínua, para a prossecução nessa mesma modalidade. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no primeiro teste escrito, transita para a modalidade de avaliação final. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no 2º teste escrito, só poderá apresentar-se na época de recurso.
Tempo total de trabalho do aluno: 106 horas
- aulas teórico-práticas: 30 horas
- outros:12 horas
- estudo autónomo: 60 horas
- avaliação: 4 horas