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Expressão e Comunicação II

Código: LRE1318    Sigla: ECII

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Área de Ensino: Português

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 4 ECTS 42 106

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE21SN1

Teórico-Práticas: 32,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular Expressão e Comunicação II incide sobre estudos linguísticos que analisam a transposição da linguagem verbal para a realidade empírica. Enquanto modo de expressão humano, a linguagem condiciona e é condicionada pelo real, estabelece-se como código e como prática, interpreta e constrói o homem em sociedade. Esta unidade curricular empreende assim a tarefa de testar o potencial expressivo e comunicativo da linguagem.

Objetivos:
- Promover o conhecimento e o domínio do Português enquanto língua materna;
- proporcionar aos discentes ferramentas linguísticas para o uso adequado e correto da língua portuguesa nas mais diversas situações comunicativas;
- desenvolver reflexões sobre a comunicação verbal enquanto sistema complexo de elementos linguísticos;
- refletir sobre a universalidade dos códigos linguísticos;
- provar a importância da linguagem na determinação das vivências humanas.

Competências e resultados de aprendizagem:
Pretende-se que os discentes aprofundem competências no domínio da língua portuguesa, tanto na oralidade quanto na escrita. Devem consolidar técnicas de pesquisa, recolha e tratamento de informação, o que proporciona o desenvolvimento da autonomia, do espírito crítico e da capacidade de análise perante as mais diversas situações comunicativas. Devem ainda desenvolver a sua capacidade de análise de textos pertencentes a diferentes tipologias.

Programa

A unidade curricular de Expressão e Comunicação II aborda a linguagem enquanto ato de expressão e comunicação humanas. Centra-se assim na análise pragmática da língua portuguesa, empreendendo análises articuladas tendo em conta os seguintes tópicos:

1. Linguística enquanto ciência da linguagem:
1.1. línguas naturais e especificidades humanas;
1.2. regularidade das línguas e universais da linguagem;
1.3. a semiótica.

2. Pragmática:
2.1. dependências contextuais;
2.2. intencionalidade de enunciados e discursos;
2.3. força ilocutória;
2.4. cooperação conversacional, inferência e implicitação;
2.5. dêixis ou referencialidade.

3. Processo comunicativo:
3.1. funções de linguagem;
3.2. fatores de comunicação;
3.3. códigos linguísticos e teoria da comunicação.

Bibliografia Principal

AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel;¿O sistema semiótico literário¿, in Teoria da Literatura,, Edições Almedina, 2009. ISBN: 978-972-40-0422-8
LIMA, José Pinto de;Pragmática Linguística, Editorial Caminho, 2007. ISBN: 978-972-21-1855-2
VILLALVA, Alina, e MATEUS, Maria Helena Mira;O Essencial sobre Linguística, Editorial Caminho, 2006. ISBN: 978-972-21-1777-7

Bibliografia Complementar

CUNHA, Celso, e CINTRA, Lindley;Nova Gramática do Português Contemporâneo, Figueirinhas, 2013. ISBN: 978-972-92-3067-7
FONSECA, Joaquim;¿Heterogeneidade na língua e no discurso¿, in Pragmática Linguística. Introdução, teoria e descrição do Português, Porto Editora, 1994 (49-94). ISBN: ISBN: 972-0-40115-X
JAKOBSON, Roman;¿Linguística e teoria da comunicação¿, in Linguística e Comunicação, Editora Cultrix, 1970 (73-86)

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão ministrados seguindo uma metodologia teórico/prática de aprendizagem de conceitos e sua aplicabilidade, tanto através da análise, quanto na produção de enunciados orais e escritos de diversos registos, funções e intencionalidade.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
  Total: 30

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua:
2 Testes escritos individuais: 2x50%

Total: 100% 

Nos termos do Regulamento, fica estipulada a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete virgula cinco valores), em cada um dos testes escritos na avaliação contínua, para a prossecução nessa mesma modalidade. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no primeiro teste escrito, transita para a modalidade de avaliação final. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no 2º teste escrito, só poderá apresentar-se na época de recurso.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo total de trabalho do aluno: 106 horas

- aulas teórico-práticas: 30 horas

- outros:12 horas

- estudo autónomo: 60 horas

- avaliação: 4 horas