Código: | LRE1316 | Sigla: | SIG |
Página Web: | http://sapiencia.pt/moodle/ |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LRE | Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) | 2º | 4 ECTS | 45 | 106 |
Práticas: | 32,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Unidade curricular de Sistemas de Informação (SI) para a Gestão interliga duas áreas distintas do conhecimento, a Informática e a Gestão.
Nesta unidade curricular são abordados conceitos relacionados com sistemas de informação, sua aplicação e enquadramento em ambiente organizacional.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Descrever e identificar o papel dos Sistemas de informação na gestão das organizações;
2. Caracterizar tipos de Sistemas de Informação e compreender o seu impacto no seio de uma organização;
3. Utilizar os Sistemas de Informação de apoio à Gestão: Microsoft Excel, Primavera BSS, CMS e outros;
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Com esta unidade curricular, pretende-se que os discentes adquiram as seguintes competências:
1. Identificar um sistema de informação para a gestão e a importância deste numa organização;
2. Saber utilizar um sistema de informação para a gestão de forma autónoma: Microsoft Excel, Primavera BSS, CMS e outros;
1. A organização e os Sistemas de Informação;
1.1. Caracterização dos objetos organizacionais
1.2. Informação e conhecimento
1.3. Como a organização usa a informação
1.4. Conceito de Sistemas de Informação
2. Tecnologias de Informação e a mudança organizacional
2.1. Mudança organizacional
2.1.1. Tipos de mudança
2.1.2. Os SI e a mudança organizacional
2.2. Impacto e vantagens dos SI na organização
2.3. Novos modelos de negócio suportados pela tecnologia
2.4. O alinhamento dos SI com a estratégia organizacional
2.5. Práticas a adotar
2.6. SIBC na organização
3. Microsoft Excel como ferramenta de apoio à Gestão
3.1. Fórmulas e Funções
3.2. Análise e Gestão de Dados
3.3. Automatização de tarefas
4. Sistemas de Informação aplicados à Gestão
4.1. CMS (Content Management System)
4.2. Utilização do software Primavera BSS e outros
CARVALHO, A., LOPES, F. e MORAIS, M.;Desenvolvimento de Sistemas de Informação, FCA Editora de Informática, 2005. ISBN: 972-722-461-X |
RODRIGUES, L.;Utilização do Excel 2010 para Economia & Gestão , FCA Editora de Informática, 2011. ISBN: 978-972-722-669-6 |
CARVALHO, A.;Exercícios resolvidos com Excel 2010 para Economia & Gestão, FCA Editora de Informática, 2011. ISBN: 978-972-722-729-7 |
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Avaliação individual | Teste/Exame | 4 | |
Estudo autónomo individual | Estudo | 57 | |
Outros | Trabalho laboratorial ou de campo | 15 | |
Total: | 106 |
Elementos da Avaliação Contínua:
Duas provas escritas individuais, cada um com uma ponderação de 25% da nota final.
Um trabalho de grupo em contexto de sala de aula com uma ponderação de 15% da nota final.
Um miniteste com a ponderação de 15% da nota final.
Dois exercícios práticos individuais, cada um com uma ponderação de 10% da nota final.
Nos termos do Regulamento, fica estipulada a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete virgula cinco) valores, em cada uma das provas escritas na avaliação contínua, para a prossecução nessa mesma modalidade. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no primeiro teste escrito, transita para a modalidade de avaliação final. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no 2º teste escrito, só poderá apresentar-se na época de recurso.
Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual com a ponderação de 100%.