Código: | LRE1212 | Sigla: | LIII |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LRE | Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) | 1º | 6 ECTS | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Inglês
Resumo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa a aquisição progressiva de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos através da compreensão ativa e passiva e da expressão escrita e oral, de tal modo que o aluno, no final do semestre esteja próximo de alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas, nomeadamente:
"É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades."
Objetivos
O objetivo geral desta unidade curricular consiste no desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação, e no desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem, que será usado no futuro tanto na aprendizagem da língua inglesa, como num contexto sociocultural.
Competências e resultados esperados
Compreensão auditiva
Compreender a língua inglesa usada por falantes nativos de diversos países de língua inglesa e extrair informações específicas de qualquer texto áudio.
Compreensão de leitura
Extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos estudantes.
Expressão oral
Ser capaz de fazer apresentações em inglês, interagir com o professor e os colegas em inglês, com algum grau de flexibilidade em termos de tempos e estruturas verbais.
Expressão escrita
Ser capaz de escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que o estudante se insere.
Conteúdos gramaticais que os alunos deverão conhecer no final do semestre:
Tempos verbais:
* simples
* contínuo
* perfeito
* futuro
Conselhos e obrigações
Frases relativas
A passiva
Temas:
Representante de férias
Comer fora
Turismo rural
Atracções e eventos
Walker, Robin & Keith Harding ;Tourism 2 - Encounters. , Oxford University Press, 2007 |
Desenvolvimento de temas e organização de atividades com ênfase na comunicação dinâmica oral e escrita. O processo implica a exposição de um tema por semana, com os estudantes a poderem desenvolver uma prática controlada e livre.
O trabalho individual externo dos estudantes deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas das semanas anteriores.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Outras | Estudo | 12 | |
Avaliação | Teste/Exame | 5 | |
Trabalhos de grupo | Estudo | 10 | |
Trabalhos individuais | Estudo | 20 | |
Estudo autónomo individual | Estudo | 68 | |
Total: | 160 |
Participação nas sessões de contacto: 30%
Testes escritos individuais: 2 testes - 30% cada
Apresentações orais: 1 apresentação - 10%
Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 15 minutos, em trabalho de grupo composto, no máximo, por 3 (três) elementos, sobre "Qualificações necessárias, rotina diária e perspectivas de promoção numa carreira na área do Turismo / Gestão Hoteleira / Relações Empresariais", à sua escolha. Devem usar o programa PowerPoint para a apresentação em aula.
As notas da apresentação serão atribuídas em função dos seguintes critérios:
- Nível de Inglês;
- Originalidade das ideias apresentadas;
- Originalidade do trabalho apresentado.
Nos termos do Regulamento, fica estipulada a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete virgula cinco) valores, em cada um dos testes escritos na avaliação contínua, para a prossecução nessa mesma modalidade. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no primeiro teste escrito, transita para a modalidade de avaliação final. Caso o aluno falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no 2º teste escrito, só poderá apresentar-se na época de recurso.
Teste escrito
individual: 100%