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EnoGastronomia

Código: LGH1211    Sigla: ENGAS

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Área de Ensino: Hotelaria

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) 4 ECTS 42 106

Horas Efetivamente Lecionadas

TGH12SD1B

Teórico-Práticas: 32,00
Outro: 0,00

TGH12SD1A

Teórico-Práticas: 32,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,80

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Unidade Curricular de EnoGastronomia visa abordar os conceitos específicos desta área de conhecimento bem como o seu entendimento enquanto produto do Turismo Cultural. Valoriza igualmente um percurso pela história da Gastronomia portuguesa e pelas principais regiões gastronómicas e vitícolas do território. Pretende também sensibilizar os discentes para a importância deste setor no que concerne o desenvolvimento regional.


OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Os objetivos e as competências da unidade curricular estão estritamente ligados com os conteúdos programáticos e com as metodologias de ensino e de avaliação identificadas. Os principais objetivos desta Unidade Curricular são:
Compreender e aplicar corretamente o conceito de enogastronomia, bem como a relação entre enogastronomia e turismo.
Perceber as diferentes tipologias de turismo ligadas à Enogastronomia. 

Analisar a importância da Enogastronomia no PIB, e o seu papel no PENT. 
Reconhecer as denominações DOP, DOC e a sua aplicação aos vinhos e produtos gastronómicos Portugueses.
Perceber o conceito de harmonização entre um alimento confecionado e um vinho, aplicando os princípios de harmonização com segurança.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Na sequência dos resultados das temáticas lecionadas e das metodologias aplicadas durante as aulas, pretende-se desenvolver as seguintes competências de natureza técnica, académica e comportamental:

1. Sensibilizar os alunos para a importância da enogastronomia tendo em consideração a sustentabilidade económica, social e ambiental dos destinos turísticos, fornecendo-lhes uma base de conhecimento teórico e instrumentos metodológicos que lhes permitam aplicar a teoria à prática.
2. Desenvolver capacidades de pesquisa e investigação na área temática em causa.
3. Desenvolver competências de criatividade e inovação na criação de propostas enogastronómicas e de análise a cartas e ementas regionais ou nacionais.
4. Proporcionar a aquisição de conhecimentos que permitam a sua adaptação às exigências dos mercados.
5. Desenvolver competências de responsabilidade, motivação, autonomia e adaptação à realidade do setor hoteleiro, que garantam um desempenho de elevada qualidade na prática das suas atividades profissionais.

Programa

1. EnoGastronomia:
1.1 Conceito;
1.2 Evolução histórica da gastronomia e da associação com o vinho;
1.3 Gastronomia, produto turístico do destino. Competição de um destino no sector e requisitos básicos de mercado.
1.4 EnoGastronomia e Turismo, relação com o Turismo Cultural;
1.5.Enogastronomia e PENT, o valor acrescentado no Turismo em Portugal;
1.6.Perfil do Turista gastronómico, do Enoturista e Ecoturista;
1.7.Enoturismo, importância para o setor do Turismo
2. A alimentação em Portugal:
2.1 Cozinha Regional Portuguesa: percurso geográfico;
2.2 Rotas do Vinho em Portugal, ligação com a gastronomia;
2.3 Feira de produtos alimentares regionais, a sua importância para o Turismo interno Turismo externo;
3. Harmonização:
3.1. Teoria Geral da Harmonização;
3.2. Arquitetura da Refeição;
3.3. Estudos de Caso.
4. Análise de casos práticos de Cartas e Ementas, evidenciando os restaurantes com programas de harmonização entre gastronomia e vinhos, bem como iniciativas nacionais e supracionais realizadas e calendarizadas.

Bibliografia Principal

ALBINO, André;A alimentação em Portugal- Culinária, Gastronomia, Restauração,, Lisboa, Editora Aresp, 2004
ALMEIDA, Maria João;Guia de Enoturismo de Portugal, Zestbooks, 2014. ISBN: 9789898729217
APTECE, Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia;Manual Prático de Turismo de Culinária, CPL Meetings & Events , 2014
MATTOSO, José (coord.);História de Portugal, Lisboa: Círculo de Leitores., 1994
MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DA INOVAÇÃO ;Plano Estratégico Nacional do Turismo Para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal, Turismo de Portugal, Lisboa, Tipografia Peres., 2007
MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO ;Plano Estratégico Nacional do Turismo, Revisão e Objectivos 2013-2015, Design Happybrands, 2013
PHILLIPS, Edite Vieira;"Roteiro da Cozinha Portuguesa", Lisboa: Editora Presença., 1992
REIS, José Pedro de Lima;"Algumas Notas Para a História da Alimentação em Portugal", Porto: Editora Campo das Letras., 2008
WORLD TOURISM ORGANIZATION, UNWTO ;Global Report on Food Tourism, Madrid: www.detetivegrafico.com, 2012 (AM Reports: Volume Four)

Bibliografia Complementar

BRÁS, José Miguel da Silva;"As Rotas de Vinho como Elementos de desenvolvimento económico", Aveiro: Universidade de Aveiro, dissertação de mestrado apresentada ao Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial., ed. policopiada., 2010
PESSANHA, D. Sebastião;Doçaria Popular Portuguesa, Sintra: Colares Editora., 1997
SARAMAGO, Alfredo;"Para Uma História da Alimentação no Alentejo", Lisboa: Editora Assírio & Alvim., 1997
SARAMAGO, Alfredo;Para a história da doçaria conventual portuguesa, Lisboa: CTT Correios, 2000
VALENTE, Maria Odette Cortes;"Cozinha de Portugal", S/l: Círculo de Leitores, 7 vol., 1994

Métodos de Ensino

Cada ponto do programa pressupõe uma abordagem teórica prévia mas suscetível de promover o debate em sala de aula, recorrendo-se sistematicamente a cronologias, mapas, quadros, gráficos, documentos escritos, imagens e vídeos. Realização de trabalho de grupo; apresentação oral de um trabalho prático de investigação.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Dinâmica de grupo    10
Avaliação  Teste/Exame  4
Outras  Participação Presencial  12
Estudo autónomo individual  Estudo  51
  Total: 107

Avaliação Contínua

Testes escritos individuais: 2x35%
Trabalho escrito e apresentação oral: 20%+10%.

Avaliação Final

De acordo com a secção III do Capítulo VI do Regulamento, serão elementos da avaliação final:
Exame Final: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular