EnoGastronomia
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
TGH12SD1B
TGH12SD1A
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Unidade Curricular de EnoGastronomia visa abordar os conceitos específicos desta área de conhecimento bem como o seu entendimento enquanto produto do Turismo Cultural. Valoriza igualmente um percurso pela história da Gastronomia portuguesa e pelas principais regiões gastronómicas e vitícolas do território. Pretende também sensibilizar os discentes para a importância deste setor no que concerne o desenvolvimento regional.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Os objetivos e as competências da unidade curricular estão estritamente ligados com os conteúdos programáticos e com as metodologias de ensino e de avaliação identificadas. Os principais objetivos desta Unidade Curricular são:
Compreender e aplicar corretamente o conceito de enogastronomia, bem como a relação entre enogastronomia e turismo.
Perceber as diferentes tipologias de turismo ligadas à Enogastronomia.
Analisar a importância da Enogastronomia no PIB, e o seu papel no PENT.
Reconhecer as denominações DOP, DOC e a sua aplicação aos vinhos e produtos gastronómicos Portugueses.
Perceber o conceito de harmonização entre um alimento confecionado e um vinho, aplicando os princípios de harmonização com segurança.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Na sequência dos resultados das temáticas lecionadas e das metodologias aplicadas durante as aulas, pretende-se desenvolver as seguintes competências de natureza técnica, académica e comportamental:
1. Sensibilizar os alunos para a importância da enogastronomia tendo em consideração a sustentabilidade económica, social e ambiental dos destinos turísticos, fornecendo-lhes uma base de conhecimento teórico e instrumentos metodológicos que lhes permitam aplicar a teoria à prática.
2. Desenvolver capacidades de pesquisa e investigação na área temática em causa.
3. Desenvolver competências de criatividade e inovação na criação de propostas enogastronómicas e de análise a cartas e ementas regionais ou nacionais.
4. Proporcionar a aquisição de conhecimentos que permitam a sua adaptação às exigências dos mercados.
5. Desenvolver competências de responsabilidade, motivação, autonomia e adaptação à realidade do setor hoteleiro, que garantam um desempenho de elevada qualidade na prática das suas atividades profissionais.
Programa
1. EnoGastronomia:
1.1 Conceito;
1.2 Evolução histórica da gastronomia e da associação com o vinho;
1.3 Gastronomia, produto turístico do destino. Competição de um destino no sector e requisitos básicos de mercado.
1.4 EnoGastronomia e Turismo, relação com o Turismo Cultural;
1.5.Enogastronomia e PENT, o valor acrescentado no Turismo em Portugal;
1.6.Perfil do Turista gastronómico, do Enoturista e Ecoturista;
1.7.Enoturismo, importância para o setor do Turismo
2. A alimentação em Portugal:
2.1 Cozinha Regional Portuguesa: percurso geográfico;
2.2 Rotas do Vinho em Portugal, ligação com a gastronomia;
2.3 Feira de produtos alimentares regionais, a sua importância para o Turismo interno Turismo externo;
3. Harmonização:
3.1. Teoria Geral da Harmonização;
3.2. Arquitetura da Refeição;
3.3. Estudos de Caso.
4. Análise de casos práticos de Cartas e Ementas, evidenciando os restaurantes com programas de harmonização entre gastronomia e vinhos, bem como iniciativas nacionais e supracionais realizadas e calendarizadas.
Bibliografia Principal
ALBINO, André;A alimentação em Portugal- Culinária, Gastronomia, Restauração,, Lisboa, Editora Aresp, 2004 |
ALMEIDA, Maria João;Guia de Enoturismo de Portugal, Zestbooks, 2014. ISBN: 9789898729217 |
APTECE, Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia;Manual Prático de Turismo de Culinária, CPL Meetings & Events , 2014 |
MATTOSO, José (coord.);História de Portugal, Lisboa: Círculo de Leitores., 1994 |
MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DA INOVAÇÃO ;Plano Estratégico Nacional do Turismo Para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal, Turismo de Portugal, Lisboa, Tipografia Peres., 2007 |
MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO ;Plano Estratégico Nacional do Turismo, Revisão e Objectivos 2013-2015, Design Happybrands, 2013 |
PHILLIPS, Edite Vieira;"Roteiro da Cozinha Portuguesa", Lisboa: Editora Presença., 1992 |
REIS, José Pedro de Lima;"Algumas Notas Para a História da Alimentação em Portugal", Porto: Editora Campo das Letras., 2008 |
WORLD TOURISM ORGANIZATION, UNWTO ;Global Report on Food Tourism, Madrid: www.detetivegrafico.com, 2012 (AM Reports: Volume Four) |
Bibliografia Complementar
BRÁS, José Miguel da Silva;"As Rotas de Vinho como Elementos de desenvolvimento económico", Aveiro: Universidade de Aveiro, dissertação de mestrado apresentada ao Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial., ed. policopiada., 2010 |
PESSANHA, D. Sebastião;Doçaria Popular Portuguesa, Sintra: Colares Editora., 1997 |
SARAMAGO, Alfredo;"Para Uma História da Alimentação no Alentejo", Lisboa: Editora Assírio & Alvim., 1997 |
SARAMAGO, Alfredo;Para a história da doçaria conventual portuguesa, Lisboa: CTT Correios, 2000 |
VALENTE, Maria Odette Cortes;"Cozinha de Portugal", S/l: Círculo de Leitores, 7 vol., 1994 |
Métodos de Ensino
Cada ponto do programa pressupõe uma abordagem teórica prévia mas suscetível de promover o debate em sala de aula, recorrendo-se sistematicamente a cronologias, mapas, quadros, gráficos, documentos escritos, imagens e vídeos. Realização de trabalho de grupo; apresentação oral de um trabalho prático de investigação.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
30 |
|
Dinâmica de grupo |
|
10 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
4 |
|
Outras |
Participação Presencial |
12 |
|
Estudo autónomo individual |
Estudo |
51 |
|
|
Total: |
107 |
Avaliação Contínua
Testes escritos individuais: 2x35%
Trabalho escrito e apresentação oral: 20%+10%.
Avaliação Final
De acordo com a secção III do Capítulo VI do Regulamento, serão elementos da avaliação final:
Exame Final: 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular