Código: | LGE1316 | Sigla: | CF |
Área de Ensino: | Matemática |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGE | Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) | 2º | 6 ECTS | 63 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Outro: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa transmitir aos alunos uma visão abrangente da importância do Cálculo Financeiro para uma correta decisão de investimento dos recursos financeiros, pela apresentação dos conceitos fundamentais da matemática e do cálculo financeiro, e com a posterior resolução de exercícios de aplicação, aplicados a situações concretas da vida financeira.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
São objetivos desta unidade curricular levar os alunos:
a) A compreender e aplicar os conceitos de capitalização, desconto, rendas e taxas, bem como as noções gerais e especiais de amortização dos financiamentos e a sua aplicação a produtos financeiros (obrigações, emissão de dívida publica, emissões de empresas e figuras próximas).
b) À compreensão destes conceitos, quer para analisar diferentes alternativas de investimento, quer para estudar diferentes opções no recurso ao crédito, aspetos que se revestem de acrescida importância numa altura de proliferação de produtos e serviços financeiros.
c) A desenvolver o seu espírito crítico no questionar das situações reais de oferta de produtos financeiros, pelas bases fornecidas que permitem compreender as técnicas utilizadas no desenvolvimento de produtos financeiros.
d) À aquisição de saberes e de competências de carácter eminentemente prático e valorizando o futuro exercício de uma atividade de carácter profissional.
e) À compreensão de algum tipo de operações financeiras realizadas no âmbito empresarial, assim como a conceção e análise de estratégias de investimento e financiamento.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Criar e desenvolver competências que permitam:
a) A aptidão numérica e habilidades quantitativas, inclusive análise de dados, interpretação e extrapolação, com desenvolvimento de raciocínios logicamente consistentes;
b) A leitura e compreensão de artigos de cariz económico e empresarial;
c) O desenvolvimento de um raciocínio lógico, crítico e analítico de um modo criativo;
d) A capacidade de problematizar as múltiplas dimensões do fenómeno empresarial;
e) Desenvolver pesquisa e produção de conhecimento, avaliar planos, programas e projetos;
e) Utilizar adequadamente a terminologia e linguagem dos fenómenos económicos, empresariais e de contabilidade;
f) Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenómenos económicos-empresariais;
g) Executar cálculos, baseando-se em dados numéricos obtidos nas fontes externas ou internas das empresas;
h) Conhecer a política de empréstimos financeiros, ativos e passivos, de curto, médio e longos prazos;
i) Elaborar relatórios de desempenho de custo financeiro real, taxas reais de juro, de prazos, etc.
Os conceitos a lecionar são:
1. Capitalização simples e composta
2. O desconto simples e composto
3. Taxas de juro
4. Rendas
5. Noções gerais e especiais de amortização dos financiamentos
6. Aplicação a produtos financeiros (obrigações, emissão de dívida publica, emissões de empresas e as figuras próximas - certificados de depósito, papel comercial, leasing, fundos de investimento imobiliário e fundos poupança-reforma).
CADILHE, Miguel;Matemática Financeira Aplicada, Edições Sílabo, 1995 |
MATIAS, Rogério;Cálculo Financeiro. Teoria e Prática, Escolar Editora, 2009 |
SANTOS, Luís;LAUREANO, Raul;Fundamentos e Aplicações do Cálculo Financeiro, Edições Sílabo, 2006 |
A exposição da matéria, onde serão usados, sempre que possível, métodos audiovisuais de apresentação, será dividida em duas partes:
a) Uma componente teórica, com a apresentação dos conceitos, recorrendo a exemplos de aplicação direta na área em causa, procurando mostrar a relevância dos conteúdos programáticos.
b) Uma componente prática, com a apresentação e resolução de exercícios direcionados para o cálculo financeiro, focando problemas atuais e reais, sendo tarefa do aluno a seleção do método mais adequado à resolução do problema, com o objetivo de desenvolver o gosto e interesse pelo conteúdo da unidade curricular e mostrar a sua utilidade ilustrada por situações reais.
Avaliação distribuída com exame final
Dois testes escritos individuais (cada teste tem a ponderação de 50%);
Teste escrito individual: 100%
Tempo total de trabalho do aluno: 160 h
Contacto com o Docente
- Teórico-práticas: 45 h
- Outras: 18 h
Trabalho autónomo do aluno
- Avaliação: 5 h
- Estudo pessoal autónomo: 92 h