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Cálculo Financeiro

Código: LGE1316    Sigla: CF

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Área de Ensino: Matemática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Desp. n.º 1049/2008 (alterado aviso n.º9805/2012) 6 ECTS 63 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGE21SN1

Teórico-Práticas: 48,00
Outro: 0,00

TGE21SD1

Teórico-Práticas: 48,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,20

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Esta unidade curricular visa transmitir aos alunos uma visão abrangente da importância do Cálculo Financeiro para uma correta decisão de investimento dos recursos financeiros, pela apresentação dos conceitos fundamentais da matemática e do cálculo financeiro, e com a posterior resolução de exercícios de aplicação, aplicados a situações concretas da vida financeira.


OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

São objetivos desta unidade curricular levar os alunos:

a) A compreender e aplicar os conceitos de capitalização, desconto, rendas e taxas, bem como as noções gerais e especiais de amortização dos financiamentos e a sua aplicação a produtos financeiros (obrigações, emissão de dívida publica, emissões de empresas e figuras próximas).

b) À compreensão destes conceitos, quer para analisar diferentes alternativas de investimento, quer para estudar diferentes opções no recurso ao crédito, aspetos que se revestem de acrescida importância numa altura de proliferação de produtos e serviços financeiros.

c) A desenvolver o seu espírito crítico no questionar das situações reais de oferta de produtos financeiros, pelas bases fornecidas que permitem compreender as técnicas utilizadas no desenvolvimento de produtos financeiros.

d) À aquisição de saberes e de competências de carácter eminentemente prático e valorizando o futuro exercício de uma atividade de carácter profissional.

e) À compreensão de algum tipo de operações financeiras realizadas no âmbito empresarial, assim como a conceção e análise de estratégias de investimento e financiamento.


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Criar e desenvolver competências que permitam:

a) A aptidão numérica e habilidades quantitativas, inclusive análise de dados, interpretação e extrapolação, com desenvolvimento de raciocínios logicamente consistentes;

b) A leitura e compreensão de artigos de cariz económico e empresarial;

c) O desenvolvimento de um raciocínio lógico, crítico e analítico de um modo criativo;

d) A capacidade de problematizar as múltiplas dimensões do fenómeno empresarial;

e) Desenvolver pesquisa e produção de conhecimento, avaliar planos, programas e projetos;

e) Utilizar adequadamente a terminologia e linguagem dos fenómenos económicos, empresariais e de contabilidade;

f) Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenómenos económicos-empresariais;

g) Executar cálculos, baseando-se em dados numéricos obtidos nas fontes externas ou internas das empresas;

h) Conhecer a política de empréstimos financeiros, ativos e passivos, de curto, médio e longos prazos;

i) Elaborar relatórios de desempenho de custo financeiro real, taxas reais de juro, de prazos, etc.

Programa

Os conceitos a lecionar são:

1. Capitalização simples e composta
2. O desconto simples e composto
3. Taxas de juro
4. Rendas
5. Noções gerais e especiais de amortização dos financiamentos
6. Aplicação a produtos financeiros (obrigações, emissão de dívida publica, emissões de empresas e as figuras próximas - certificados de depósito, papel comercial, leasing, fundos de investimento imobiliário e fundos poupança-reforma).

Bibliografia Principal

CADILHE, Miguel;Matemática Financeira Aplicada, Edições Sílabo, 1995
MATIAS, Rogério;Cálculo Financeiro. Teoria e Prática, Escolar Editora, 2009
SANTOS, Luís;LAUREANO, Raul;Fundamentos e Aplicações do Cálculo Financeiro, Edições Sílabo, 2006

Métodos de Ensino

A exposição da matéria, onde serão usados, sempre que possível, métodos audiovisuais de apresentação, será dividida em duas partes:

a) Uma componente teórica, com a apresentação dos conceitos, recorrendo a exemplos de aplicação direta na área em causa, procurando mostrar a relevância dos conteúdos programáticos.

b) Uma componente prática, com a apresentação e resolução de exercícios direcionados para o cálculo financeiro, focando  problemas atuais e reais, sendo tarefa do aluno a seleção do método mais adequado à resolução do problema, com o objetivo de desenvolver o gosto e interesse pelo conteúdo da unidade curricular e mostrar a sua utilidade ilustrada por situações reais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Avaliação Contínua

Dois testes escritos individuais (cada teste tem a ponderação de 50%);

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tempo total de trabalho do aluno: 160 h

Contacto com o Docente
- Teórico-práticas: 45 h
- Outras: 18 h

Trabalho autónomo do aluno
- Avaliação: 5 h
- Estudo pessoal autónomo: 92 h