Código: | LGH1211 | Sigla: | ENGAS |
Área de Ensino: | Hotelaria |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) | 1º | 4 ECTS | 42 | 106 |
Teórico-Práticas: | 32,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Unidade Curricular de EnoGastronomia visa abordar os conceitos específicos desta área de conhecimento bem como o seu entendimento enquanto produto do Turismo Cultural. Valoriza igualmente um percurso pela história da Gastronomia portuguesa e pelas principais regiões gastronómicas e vitícolas do território. Pretende também sensibilizar os discentes para a importância deste setor no que concerne o desenvolvimento regional.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Os objetivos e as competências da unidade curricular estão estritamente ligados com os conteúdos programáticos e com as metodologias de ensino e de avaliação identificadas. Os principais objectivos desta Unidade Curricular são:
1. Compreender e aplicar correctamente o conceito de enogastronomia.
2. Compreender a relação entre enogastronomia e turismo.
3. Entender a enogastronomia enquanto produto do turismo cultural.
4. Compreender a importância e o papel da enogastronomia no contexto das novas motivações turísticas.
5. Entender o perfil do turista gastronómico, do enoturista e ecoturista.
6. Explicar a evolução da gastronomia no território português.
7. Identificar a introdução de novos produtos ao longo da história do território e compreender o seu impacto na gastronomia portuguesa.
8. Identificar as principais regiões da gastronomia portuguesa, produtos DOP e DOC.
9. Identificar as regiões vinícolas portuguesas e a importância da denominação DOC.
10. Reconhecer as classificações de vinhos portugueses e a sua singularidade.
11. Explicar o conceito de harmonização entre um alimento confeccionado e um vinho.
12. Relacionar a valorização da gastronomia com as políticas de desenvolvimento regional.
13. Compreender a importância económica, social e cultural das rotas gastronómicas e de vinhos e das Feiras de Produtos Alimentares. Papel desempenhado no Turismo Interno e Externo.
14. Definir e caracterizar a estrutura e os elementos de uma carta e de uma ementa.
15. Aplicar com segurança a harmonização entre alimentos e vinhos.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Na sequência dos resultados das temáticas lecionadas e das metodologias aplicadas durante as aulas, pretende-se desenvolver as seguintes competências de natureza técnica, académica e comportamental:
1. Sensibilizar os alunos para a importância da enogastronomia tendo em consideração a sustentabilidade económica, social e ambiental dos destinos turísticos, fornecendo-lhes uma base de conhecimento teórico e instrumentos metodológicos que lhes permitam aplicar a teoria à prática.
2. Desenvolver capacidades de pesquisa e investigação na área temática em causa.
3. Desenvolver competências de criatividade e inovação na criação de propostas enogastronómicas e de análise a cartas e ementas regionais ou nacionais.
4. Proporcionar a aquisição de conhecimentos que permitam a sua adaptação às exigências dos mercados.
5. Desenvolver competências de responsabilidade, motivação, autonomia e adaptação à realidade do setor hoteleiro, que garantam um desempenho de elevada qualidade na prática das suas atividades profissionais.
1. EnoGastronomia:
1.1 Conceito;
1.2 Evolução histórica da gastronomia e da associação com o vinho;
1.3 Gastronomia, produto turístico do destino. Competição de um destino no sector e requisitos básicos de mercado.
1.4 EnoGastronomia e Turismo, relação com o Turismo Cultural;
1.5.Enogastronomia e PENT, o valor acrescentado no Turismo em Portugal;
1.6.Perfil do Turista gastronómico, do Enoturista e Ecoturista;
1.7.Enoturismo, importância para o sector do Turismo
2. A alimentação em Portugal:
2.1 Cozinha Regional Portuguesa: percurso geográfico;
2.2 Rotas do Vinho em Portugal, ligação com a gastronomia;
2.3 Feira de produtos alimentares regionais, a sua importância para o Turismo interno Turismo externo;
3. Harmonização:
3.1. Teoria Geral da Harmonização;
3.2. Arquitectura da Refeição;
3.3. Estudos de Caso.
4. Elaboração de Cartas e Ementas.
ALBINO, André;A alimentação em Portugal- Culinária, Gastronomia, Restauração,, Lisboa, Editora Aresp, 2004 |
MATTOSO, José (coord.);História de Portugal, Lisboa: Círculo de Leitores., 1994 |
MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DA INOVAÇÃO ;Plano Estratégico Nacional do Turismo Para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal, Turismo de Portugal, Lisboa, Tipografia Peres., 2007 |
MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO ;Plano Estratégico Nacional do Turismo, Revisão e Objectivos 2013-2015, Design Happybrands, 2013 |
MODESTO, Maria de Lourdes; PRAÇA, Afonso; CALVET, Nuno;Festas e Comeres do Povo Português, S/l: Verbo, 2 vol., 1999 |
PESSANHA, D. Sebastião;Doçaria Popular Portuguesa, Sintra: Colares Editora., 1997 |
PHILLIPS, Edite Vieira;"Roteiro da Cozinha Portuguesa", Lisboa: Editora Presença., 1992 |
QUINTAS, M.A.;"Organização e Gestão Hoteleira", Alcabideche: Oteltur, 3 vol. , 2006 |
REIS, José Pedro de Lima;"Algumas Notas Para a História da Alimentação em Portugal", Porto: Editora Campo das Letras., 2008 |
WORLD TOURISM ORGANIZATION, UNWTO ;Global Report on Food Tourism, Madrid: www.detetivegrafico.com, 2012 (AM Reports: Volume Four) |
BRÁS, José Miguel da Silva;"As Rotas de Vinho como Elementos de desenvolvimento económico", Aveiro: Universidade de Aveiro, dissertação de mestrado apresentada ao Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial., ed. policopiada., 2010 |
SARAMAGO, Alfredo;"Para Uma História da Alimentação no Alentejo", Lisboa: Editora Assírio & Alvim., 1997 |
SARAMAGO, Alfredo;Para a história da doçaria conventual portuguesa, Lisboa: CTT Correios, 2000 |
VALENTE, Maria Odette Cortes;"Cozinha de Portugal", S/l: Círculo de Leitores, 7 vol., 1994 |
Cada ponto do programa pressupõe uma abordagem teórica prévia mas susceptível de promover o debate em sala de aula, recorrendo-se sistematicamente a cronologias, mapas, quadros, gráficos, documentos escritos, imagens e vídeos. Realização de trabalho de grupo; apresentação oral de um trabalho prático de investigação.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Total: | 30 |
Testes escritos individuais: 2x35%
Trabalho escrito e apresentação oral: 20%+10%.
De acordo com a secção III do Capítulo VI do Regulamento, serão elementos da avaliação final:
Exame Final: 100%
Tempo de trabalho total do aluno: 106h.
Teórico-práticas: 30h.
Outros: 12h.
Avaliação: 4h.
Estudo pessoal e autónomo: 60h.