• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LRE1534

Multimédia Empresarial

Código: LRE1534    Sigla: ME

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Página Web:http://elearning.isag.pt/isag1819/
Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LRE Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TRE3

Laboratórios: 42,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Laboratórios: 3,00
Outro: 1,00

Software

Adobe Photoshop

Shotcut

Gimp

Adobe Flash

Scratch

Adobe Premiere

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Unidade curricular de Multimédia Empresarial tem como principal objetivo incrementar o nível de conhecimentos dos discentes ao nível dos sistemas multimédia, permitindo alargar a sua capacidade de compreensão acerca do seu funcionamento e importância no meio empresarial.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Descrever e identificar o papel dos Sistemas multimédia no meio empresarial;
2. Caracterizar tipos de Sistemas Multimédia e compreender o seu impacto no âmbito empresarial;
3. Utilizar alguns Sistemas Multimédia necessários à realização de um projeto multimédia.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Com esta unidade curricular, pretende-se que os discentes adquiram as seguintes competências:
1. Identificar um sistema multimédia e reconhecer a importância da sua utilização;
2. Conseguir produzir multimédia recorrendo a alguns softwares específicos de produção multimédia.

Programa

1. Multimédia
1.1. Multimédia: o que é?
1.1.1. Contextualização do conceito multimédia
1.1.2. Tipos de informação multimédia
1.1.3. Definição de multimédia
1.1.4. Características dos sistemas multimédia
1.2. Tecnologias multimédia
1.2.1. Modelo de referência para as tecnologias multimédia
1.2.2. Aplicações multimédia
1.2.3. Autoria e projeto multimédia
2. APLICAÇÕES MULTIMÉDIA INTERATIVAS
2.1. Classificação das aplicações multimédia interativas
2.2. Aplicações multimédia para a área empresarial
2.2.1. Aplicações de formação profissional
2.2.2. Aplicações de vendas interativas e marketing
2.2.3. Apresentações e comunicações multimédia
2.2.4. Aplicações de visão por computador
2.3. Aplicações multimédia para a informação ao público
2.3.1. Quiosques multimédia
2.4. Sistemas e ferramentas de autoria multimédia
3. TIPOS DE MEDIA ESTÁTICOS
3.1. Texto
3.2. Gráficos vetoriais
3.3. Imagens bitmap
4. TIPOS DE MEDIA DINÂMICOS
4.1. Vídeo
4.2. Animação
4.3. Áudio digital
4.4. Música sintetizada
4.5. Fala
4.6. Generalizações
5. PROJETO MULTIMÉDIA
5.1. Gestão e desenvolvimento de projetos multimédia
5.2. Análise e planeamento
5.3. Design
5.4. Produção
5.5. Teste e validação
5.6. Distribuição
5.7. Metodologias alternativas de gestão de projetos multimédia
6. TECNOLOGIAS E APLICAÇÕES WEB
6.1. Protocolos para aplicações multimédia na Internet
6.2. Linguagens para aplicações Web
6.3. Modos de utilização da Web
6.4. Desenvolvimento de aplicações Web

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Nesta unidade curricular serão ministrados conteúdos que permitam ao estudante conhecer técnicas e ferramentas multimédia aplicadas à área empresarial. Nesse sentido iniciar-se-á a unidade com conceitos introdutórios gerais (tópico 1) que darão resposta ao Objetivo 1 e introduzirão o Objetivo 2, passando para a sua aplicação prática utilizando softwares específicos (tópicos 2, 3, 4, 5 e 6) completando o Objetivo 2 e dando resposta ao Objetivo 3.

Bibliografia Principal

Ribeiro, N.;Multimédia e Tecnologias Interativas, FCA - Editora Informática, 2012. ISBN: 9789727227440
Pernencar, C, Alcobia, I.;Photoshop CC - Depressa & Bem, FCA Editora de Informática, 2014. ISBN: 978-972-722-794-5

Bibliografia Complementar

RIBEIRO, N., TORRES, J.;Tecnologias de Compressão Multimédia, FCA - Editora Informática, 2009. ISBN: 9789727226337
Marques, V.;Marketing Digital 360, Almedina, 2014. ISBN: 978-989-694-109-3

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação individual  Teste/Exame  3
Outros (Trabalho laboratorial ou de campo)  Teste/Exame  15
Estudo autónomo individual  Estudo  97
  Total: 160

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua:
Duas provas escritas individuais, cada um com uma ponderação de 35% da nota final.
Um trabalho de grupo com uma ponderação de 30% da nota final.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Elementos da Avaliação Final:
Prova escrita individual com a ponderação de 100%.

Nos termos do Artigo 41º do Regulamento de Avaliação:

Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.