Código: | LRE1318 | Sigla: | ECII |
Página Web: | http://elearning.isag.pt |
Área de Ensino: | Português |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LRE | Desp. n.º 20530/2009 (alterado aviso n.º9854/2012) | 2º | 4 ECTS | 42 | 106 |
Docência - Horas
|
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
A unidade curricular de Técnicas de Expressão e Comunicação II pretende integrar e relacionar os conceitos essenciais da linguagem com os diversos formatos e estilos de comunicação empresarial. A focalização temática irá incidir na relação entre a expressividade da linguagem e a correspondente articulação com o poder evocativo das imagens, visando a elaboração de campanhas de comunicação empresarial. Pretende-se ainda identificar e analisar os múltiplos formatos de comunicação interna e externa nas empresas, com especial incidência no impacto crescente das novas tecnologias.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Promover o contacto com os novos paradigmas de comunicação;
- Desenvolver os níveis de expressão verbal/não verbal;
- Refletir sobre o potencial expressivo da interligação entre texto e imagem;
- Identificar os fluxos de comunicação interna nas empresas;
- Proporcionar as ferramentas de trabalho adequadas (teóricas e operacionais) para a elaboração de campanhas de comunicação.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Os alunos deverão desenvolver as suas competências ao nível da expressão escrita e da oralidade. Será igualmente importante dominar as técnicas de investigação, trabalhar as metodologias de recolha e tratamento de informação e assegurar a transposição do conhecimento teórico abordado nas sessões para a realidade operacional das empresas. Finalmente, espera-se que os alunos conheçam e compreendam os padrões comunicacionais nas empresas bem como os respetivos modelos e protocolos.
1. Expressão e Comunicação - Conceitos
1.1 Signo e Comunicação
1.2 O Processo de Comunicação
1.3 Teorias da Comunicação
1.4 As Mensagens
1.5 Comunicação Formal e Informal
1.6 Comunicação Interpessoal
1.7 Os Mass Media
2. Expressão e Comunicação nas Empresas
2.1 Públicos e Alvos
2.2 A Comunicação Interna
2.2.1 Estruturas formais das organizações
2.2.2 Tipologias, Valias, Funções, Objetivos, Públicos e Meios
2.2.3 Os Rumores
2.3 A Comunicação Externa
2.3.1 Estruturação de Ações de Comunicação
2.3.2 Técnicas Comunicativas
2.3.4 Comunicação Multicanal Integrada
3. Tendências Emergentes em Comunicação
Almeja-se garantir a coerência entre os conteúdos programáticos e os objetivos da presente unidade curricular da seguinte forma:
- O objetivo «Promover o contacto com os novos paradigmas de comunicação» será alcançado com o conteúdo programático explicitado no ponto 3;
- O objetivo «Desenvolver os níveis de expressão verbal/não verbal» será alcançado com os conteúdos programáticos explicitados nos pontos 1+1.1+1.2+1.3;
- O objetivo «Refletir sobre o potencial expressivo da interligação entre texto e imagem» será alcançado com os conteúdos programáticos explicitados nos pontos 1.4+1.5+1.6+1.7;
- O objetivo «Identificar os fluxos de comunicação interna nas empresas» será alcançado com os conteúdos programáticos explicitados nos pontos 2+2.1+2.2 (até 2.2.3);
- O objetivo «Proporcionar as ferramentas de trabalho adequadas (teóricas e operacionais) para a elaboração de campanhas de comunicação» será alcançado com os conteúdos programáticos explicitados nos pontos 2+2.1+2.3 (até 2.3.4).
Rego, Arménio;Comunicação Pessoal e Organizacional, Teoria e Prática, Edições Sílabo, 2013. ISBN: 978-972-618-711-0 |
Lendrevie, Jacques, et al;Publicitor, Comunicação 360º online/offline, D. Quixote, 2010. ISBN: 978-972-20-4329-8 |
Monteiro, Ana, et al;Fundamentos de Comunicação, Edições Sílabo, 2012. ISBN: 978-972-618-515-4 |
Castro, João;Comunicação de Marketing, Edições Sílabo, 2007. ISBN: 978-972-618-463-8 |
Argenti, Paul;Comunicação Empresarial ¿ A Construção da Identidade, Imagem e Reputação, Elsevier - Editora Campus, 2006. ISBN: 978-85-352-2094-0 |
As sessões de trabalho seguirão uma orientação teórico-prática, procurando conciliar o modelo expositivo do docente com uma preocupação constante de ligação concreta à realidade empresarial. Os conceitos e modelos teóricos apresentados serão sempre relacionados com a decorrente aplicabilidade prática em cenários empresariais devidamente identificados.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Outras | Participação Presencial | 12 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 42 | |
Trabalho Grupo/Individual | Projectos | 20 | |
Total: | 107 |
Avaliação Contínua
- Prova Escrita I: 30%
- Prova Escrita II: 30%
-Trabalho de Grupo (Brief e respetiva Ação de Comunicação Empresarial): 20% (15% Trabalho e 5% Apresentação)
-Trabalho Individual (Recensão Crítica de artigo científico - Pesquisa ABI/INFORM e entrega via ISAG e-Learning Platform): 20%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Avaliação Final
- Exame (Prova Escrita): 100%
Observação: os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
1 - Trabalho de Grupo: Brief e Ação de Comunicação Empresarial (escolha livre ou sugerida pelo docente): os conteúdos a apresentar serão conceptuais, técnicos e estratégicos, não implicando domínio de ferramentas informáticas (em termos de imagem, som e vídeo).
2 - Trabalho Individual: Recensão Crítica de artigo Científico (pesquisado na ABI/INFORM e submetido através da ISAG e-Learning Platform)
Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.
Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.
As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programas tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).
No que concerne às competências de investigação científica objetiva-se a familiarização com terminologia de investigação de Técnicas de Expressão e Comunicação; seleção e recolha de informação; pesquisa bibliográfica; identificação e referenciação das fontes de informação utilizadas; análise crítica e síntese de informação.