Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR Esta unidade curricular visa proporcionar um conhecimento da prática de pesquisa de mercado, que é uma ferramenta para auxiliar na tomada de decisão em qualquer sistema. Os estudos de mercado não são garantia de sucesso em um processo de tomada de decisão. É o seu uso inteligente e criativo que pode fazer a diferença. Além da função de "compreensão" clientes e potenciais clientes, estudos de mercado também são importantes na percepção do comportamento e intenções dos concorrentes. De acordo com os objetivos da pesquisa de mercado, irá identificar os diferentes tipos de estudos de mercado (tradicionais e inovadoras), as metodologias recorrentes (qualitativas e quantitativas).
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM Com esta unidade curricular, pretende-se preparar o aluno com um corpo de saberes direcionado para a prática da pesquisa de mercado. Neste sentido, esta unidade curricular assume como principais objetivos: - Sensibilizar os alunos para a finalidade da pesquisa de mercado e os diferentes tipos de estudos (tradicionais e inovadoras) - Identificar as diferentes metodologias (quantitativas e qualitativas) a serem adotadas de acordo com os objetivos da pesquisa - Desenhar um plano de pesquisa de mercado, quer de caráter quantitativo incluindo o inquérito por questionário: quer de caráter qualitativo com recurso ao processo de tracing (observação num espaço físico) ao descrever as etapas para a preparação, realização e exploração de uma pesquisa de mercado
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER No final, os alunos deverão ser capazes de: 1) Para assimilar a terminologia e linguagem técnica usada em pesquisas de mercado; 2) Compreender uma pesquisa de mercado implica sensibilidades em áreas multidisciplinares como a psicologia, a sociologia, estatística, economia e gestão, entre outros; 3) Perceba que o uso de pesquisa de mercado só reduz o risco associado com a implementação do processo de tomada de decisões na gestão e comercialização; 4) Determinar a natureza e objectivos precisos um plano de investigação, identificando os métodos e técnicas; 5) Conhecer as novas tendências com recurso às neurociências aplicadas ao consumo e ao business.
Programa
1. A descrição da pesquisa de mercado nos sistemas 1.1.Os objetivos e os diferentes tipos de estudos 1.2. Breves considerações sobre o Comportamento do Consumidor: Fatores intervenientes e Condutas de compra 1.3. Novas tendências no domínio da pesquisa de mercados: Neurociências aplicadas ao Consumo/NeuroMarketing: 1.3.1. Finalidades e Ferramentas (Invasivas e não invasivas) 1.3.2. NeuroBusiness: Emoções; Criatividade, Inovação e Tendências 2. O design da pesquisa de mercado 2.1. A organização da pesquisa de mercado: etapas e procedimentos 2.2. As fontes de informação: Informação Secundária e Informação Primária 2.3. As normas éticas 3. Os principais tipos de estudos qualitativos: 3.1. Processo de Tracing; 3.2. Entrevistas individuais: funções; Princípios fundamentais: diversificação e saturação. 3.3. Tipos e modalidades de amostras; 3.4. Focus Group: contributos e descrição; 3.5. Técnicas de criatividade; 3.6. Cliente oculto; Teste clínico: Vantagens e inconvenientes 4. Metodologia de investigação de carácter quantitativo: 4.1. Os principais tipos de estudos quantitativos: Inquéritos aos hábitos e atitudes; Inquéritos repetitivos: barómetros e painéis; Regras fundamentais sobre a construção do inquérito por questionário e formas de enviesamento. 4.2. Métodos de recolha de dados (vantagens e inconvenientes) 4.3. Pré teste. 4.4. Amostragem no domínio da investigação quantitativa: Amostras probabilísticas e não probabilísticas.
Bibliografia Principal
Hair, Joseph, Jr. ; Celsi ; Mary Wolfinbarger ; Ortineau David, J. Bush, Robert P.; Essentials of Marketing Research. )., Ed. McGraw-Hill Education (3rd Edition, 2012
Lopes, José Luís Pessoa;Fundamental dos Estudos de Mercado, Lisboa: , Edições Sílabo, (2ª Edição), 2011
Bibliografia Complementar
Camargo, P.; Neuromarketing: Descodificando a Mente do Consumidor. , Edições IPAM, (1ª Edição)., 2009
Guerra C. I.;Pesquisa qualitativa e Análise de conteúdo., Editora Principia, 2006
Observações Bibliográficas
Serão facultados artigos associados aos conteúdos desenvolvidos nas aulas
Métodos de Ensino
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos maioritariamente em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos (modelos de inquéritos, relatórios de pesquisa de mercado), construção de ferramentas (quantitativas e qualitativas) de recolha de dados e exposição de trabalhos individuais e/ou de grupo.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
45
Orientação Tutorial
Participação Presencial
10
Avaliação
Teste/Exame
5
Trabalhos individuais
Projectos
35
Estudo autónomo do aluno
Estudo
65
Total:
160
Avaliação Contínua
- Relatório relativo ao Processo de Tracing e exercícios práticos - 15% - Realização de trabalho de projeto interdisciplinar em grupo - 35% - Realização de prova escrita individual - 50%
Avaliação Final
- Realização de trabalhos (Relatório qualitativo relativo ao processo de tracing ou relatório do projeto de trabalho) - 35% - Realização de prova(s) escritas individuais - 65%