Código: | LTU5332 | Sigla: | TSAVOT |
Área de Ensino: | Turismo |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro | 3º | 6 | 53 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,50 |
Seminário: | 3,00 |
Outro: | 5,00 |
Docência - Horas
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Travelport
Travelport - Gaileo
Resumo descritivo da unidade curricular
Pretende-se nesta unidade curricular compreender a dinâmica e estrutura da distribuição turística, bem como o papel dos intermediários na oferta turística.
Distinguir características específicas inerentes à oferta de produtos e/ou serviços por segmentos a montante e jusante, e dominar conceitos sobre a atividade dos diversos intervenientes. Perceber as principais metodologias de trabalho e de análise no processo de atendimento/ acolhimento e informação/ venda de um produto e/ou serviço numa agência de viagens ou de um operador turístico. Conhecer os principais sistemas operativos de distribuição global (Galileo), comandos e procedimentos necessários na relação agente/cliente. Analisar a especificidade do sistema operativo de distribuição global - Galileo.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Compreender a estrutura da distribuição turística;
2. Dominar os conceitos e terminologias sobre a prática e atividade das agências de viagens e operadores turísticos;
3. Identificar as características específicas dos produtos e/ou serviços turísticos e as suas implicações para a atividade dos agentes de viagens e operadores turísticos;
4. Compreender a programação e definição dos pacotes turísticos;
5. Familiarizarem-se com o GDS Galileo em ambiente Smartpoint.
Competências a desenvolver
1. Sensibilizar os alunos para a importância das temáticas da disciplina e fornecer o conhecimento, os métodos e os instrumentos necessários que lhes permitam obter uma visão global da atividade das agências de viagens e operadores turísticos.
2. Dotar os alunos de uma formação multidisciplinar que lhes permita apreender os conhecimentos administrados na disciplina, e desenvolver capacidades técnico-científicas no sentido da aplicação desses conhecimentos em situações práticas.
3. Desenvolver as capacidades de empatia na relação agente / cliente, persuasão / empenho e autonomia na execução das diversas tarefas.
4. Incentivar e estimular o trabalho em equipa, de modo a que os alunos partilhem as suas ideias e opiniões.
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1. Noções gerais sobre o sistema de distribuição de produtos / serviços turísticos;
1.1. O papel dos intermediários no sistema turístico;
1.2. Caraterísticas específicas dos produtos/serviços turísticos;
2. O papel das agências de viagens e operadores turísticos na cadeia de distribuição turística;
2.1. Operadores turísticos;
2.2. Agências de viagens;
2.3. Outros intermediários turísticos;
2.4. Enquadramento legal;
3. Programação de pacotes turísticos;
3.1. Elementos prévios à programação turística;
3.2. Tipologias de programas;
3.3. Fatores de negociação na construção de pacotes turísticos;
4. Tecnologias de informação e comunicação no turismo;
4.1. Internet e turismo;
4.2. Sistemas de distribuição global;
5. Sistema de reservas Galileo, unidades práticas a lecionar:
5.1. Introdução;
5.2. Flight Availability;
5.3. Selling Air Segments;
5.4. Booking Files;
5.5. Supplementary Data;
5.6. Modifying Booking the Itinerary;
5.7. Modifying Booking Files;
5.8. Fare Displays;
5.9. Fare Quotations;
5.10. Timatic.
A abordagem integrada e progressiva do programa da UC permitirá que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos. Os objetivos 1) a 8) serão cumpridos com o material elaborado pelo docente e com recurso à bibliografia principal apresentada, que permitirá ao aluno adquirir o conhecimento e efetuar a articulação dos conceitos relativos à atividade das agências de viagens e dos Operadores turísticos. Em relação aos objetivos 9), será utilizada o Software Galileo em ambiente Smartpoint de forma a dotar os alunos dos conhecimentos necessários ao exercício da atividade.
Abranja,N.; Alcantara,A.;Braga,C. e Marques,A.;Gestão de Agências de viagens e Turismo, Lidel, 2018 |
Travelport;Manual Galileo, Travelport, 2018 |
Zhou,Z.;Travel Agency and Tour Operation, Springer, 2014 (Jafari,J. and Xiao,H. (2014) Encyclopedia of Tourism) |
Blasco,A.;Tourism y Transporte, Sintesis, 2001 |
Holland,J. e Leslie,D.;Tour Operators and Operations:Development, Management & Responsibility, CABI, 2017 |
Cobreros,M.;Fundamentos teóricos y gestión práctica de las Agencias de Viajes, Sintesis, 1997 |
Gomez, Carmen & Blanco;Production y venta de servicios turísticos en Agencias de Viajes, Madrid, Sintesis, 1996 |
Piñole,I.;Gestión, Productos y Servicios de las Agencias de Viajes, Madrid, Editorial Universitária Ramón Areces, 1999 |
Nas aulas serão abordados conteúdos teórico-práticas, quer através de exercícios práticos, da análise de casos práticos ou da realização de trabalhos práticos. Recurso ao software Galileo em ambiente Smartpoint (Contexto Real) - componente prática.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Outros | Projectos | 5 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 104 | |
Total: | 160 |
Teste escrito individual:100%
O desenvolvimento das aulas decorrerá de forma a relacionar as metodologias de ensino com os objetivos da UC. Esta será uma UC com uma elevada componente prática, onde os alunos aprenderão não só o contexto da atividade de Agente de viagem/ Operador turístico, aspetos da elaboração de um programa de viagens, bem como a forma de trabalhar com um dos programas mais utilizados nas Agências de viagens, O fornecimento de informação e de conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto a abordar, nas aulas teórico-práticas. Nestas sessões pretender-se-á desenvolver as competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados no contexto real atual, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos que se pretendem alcançar. O trabalho prático de grupo, exigido aos alunos, terá um importante contributo para a realização dos objetivos definidos para a UC, proporcionando a compreensão e a aplicação das temáticas em estudo, bem como permitirá mostrar os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas. A realização do trabalho prático terá ainda as vantagens de partilha de conhecimentos entre os elementos do grupo, procura de informação e, portanto, contacto com a realidade. A sua posterior apresentação e defesa, bem como a análise de um projeto realizado por outro grupo