Código: | LTU5220 | Sigla: | LEAIII |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LTU | Aviso n.º 14344/2020, de 18 de setembro | 2º | 4 | 38 | 106 |
Teórico-Práticas: | 31,50 |
Outro: | 9,00 |
Docência - Horas
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Nas aulas de língua alemã 3 serão focados temas relacionados com situações que ocorrem na vida quotidiana como, por exemplo, encontros, agenda, viagens, lazer. Estes temas serão trabalhados em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Diversas situações comunicativas do quotidiano e vocabulário das áreas semânticas correspondentes:
Revisões Gerais:
1. dar informações sobre si próprio
2. cumprimentar alguém e apresentar-se
3. marcar encontros / falar sobre datas, dias da semana, meses
Específico:
1. perguntar o caminho / orientar-se numa cidade desconhecida
2. falar sobre planos relativamente à vida privada e profissional
3. fazer compras
4. Falar sobre a organização de um dia de trabalho / atividades dos tempos livres
5. falar sobre a culinária, comer no restaurante / fazer convites
Gramática:
1. verbos de prefixo separável / não-separável
2. verbos reflexivos
3. Negação
4. Frases imperativas
5. Orações principais, coordenadas e subordinadas
Em cada um dos tópicos programáticos serão trabalhadas as competências de oralidade, escrita e leitura. No final do semestre os estudantes devem ser capazes de: alargar o seu conhecimento declarativo (saber) e a competência de realização (saber-fazer); compreender e usar o léxico e as estruturas referentes aos temas abordados tanto oralmente como por escrito; dominar a terminologia e o uso competente das estruturas gramaticais previstas para este nível.
Vários;Deutsch Intensiv Schreiben A1, Klett Verlag, 2020 |
Sander, Ilse; Braun, Birgit; Doubek, Margit; Fügert, Nadja; Vitale, Rosanna;DaF kompakt A1-B1 - Kursbuch mit 3 Audio-CDs, Klett, 2015 |
Reimann, Monika;Gramática essencial do Alemão, Klett, 2004 |
Braun, Birgit; Doubek, Margit; Frater-Vogel, Andrea; Fügert, Nadja; Köhl-Kuhn, Renate; Sander, Ilse;DaF kompakt A1-B1. Übungsbuch, Klett, 2015 |
Aulas teórico-práticas; estratégias didáticas várias; trabalho em grupo ou individual, é dada grande importância à participação ativa por parte dos alunos. O modo de avaliação implica uma participação ativa e contínua por parte do estudante: trabalhos de casa, treino de leitura em voz alta, testes e trabalhos escritos, pequenas apresentações em powerpoint.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Outras | Participação Presencial | 8 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autonomo | Estudo | 66 | |
Total: | 107 |
- 2 Testes de avaliação (35% cada)
- trabalho (30%)
Nos termos do Regulamento Geral:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
- exame (100%)
Nos termos do Regulamento Geral:
O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita..
As aulas serão teórico-práticas, com estratégias didáticas variadas, como o trabalho em grupo ou individual; será dada, sobretudo, grande importância à participação ativa por parte dos alunos, através de pequenas pesquisas temáticas, do treino de leitura em voz alta, da realização de trabalhos escritos e de apresentações em "powerpoint". O objectivo último será adquirir novas competências e estratégias de aprendizagem/capacidades de estudo, assim como desenvolver o interesse por realidades e culturas diferentes; o resultado prático configurar-se-á em torno do alargamento das competências a nível da utilização de recursos multimédia.